Início Bahia Conquista: Após fraudar eleição, vereador perde vaga e novo Edil será convocado pelo TRE

Conquista: Após fraudar eleição, vereador perde vaga e novo Edil será convocado pelo TRE

Por Reginaldo Spínola

Nesta sexta-feira (18), o Tribunal Regional da Bahia (TRE) vai realizar o reprocessamento dos votos das Eleições de 2020 de Vitória da Conquista. Com isso, a cidade terá um novo vereador. Isso porque o edil Orlando Filho (PRTB) vai sair do cargo, após partido fraudar a cota de gênero nas eleições

Quem deve assumir é o atual secretário municipal de Inovação e Gestão Edvaldo Ferreira Júnior. Em maio desse ano, a Justiça Eleitoral comprovou que o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), ao qual pertence Orlando Filho, utilizou suas candidaturas laranjas para completar a cota de gênero nas eleições municipais.

A decisão determinava ainda a anulação de todos os votos recebidos por candidatos do partido, recontagem, ou seja, um recálculo dos quocientes eleitoral e partidário a partir dos votos válidos remanescentes.

Orlando Filho chegou a apresentar um recurso ao TRE e também ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ambos foram negados. Logo após a recontagem dos votos, o TRE vai notificar a Câmara de Veadores de Vitória da Conquista e a posse do novo vereador deve ser realizada também nesta sexta-feira (17).

Blog do Sena

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade