Devido à proximidade do 96º. Aniversário de Emancipação Política e Administrativa de Itambé, o professor Mateus Cerqueira propôs e apresentou o Projeto Multidisciplinar “MEMÓRIA VIVA” à direção, coordenação pedagógica, corpo docente e toda à comunidade escolar do Educandário Cristo Rei. O projeto visou uma visita aos museus de Vitória da Conquista para que alunos apreciasse a relação entre as duas cidades, desde os povos originários da cidade até a fundação e emancipação da cidade de Itambé.
Durante a construção da sequência didática, os alunos participaram das discussões, elaboração, execução e avaliação do projeto para que pudessem aproveitar, conhecer e aprender.
Com o apoio de Mailza Nunes Soares, Secretária Municipal de Educação, a visitação ocorreu durante os dias 27 e 28 de julho à Casa Memorial Dr. Régis Pachêco e Museu Regional de Vitória da Conquista/Casa Henriqueta Prates. A visitação foi guiada pela coordenação dos museus e alunos concluintes do curso de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
Os museus devem ser vistos como “espaços destinados à construção e disseminação do conhecimento” afirmou Fabrícia Ferraz Trancoso, gestora da Unidade Escolar.
Uma roda de conversa, em sala de aula; após a visitação, discutiu sobre a veracidade dos documentos e obras, as principais formas de preservação desses materiais, a integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, mantendo uma comunicação sobre preservação e conservação acerca de patrimônio cultural material e imaterial.
“Levar essas discussões para a sala de aula é uma forma de estimular a conscientização dos alunos na preservação da memória e da história através do processo educativo”, salientou a vice gestora, Lunalva Rodrigues.
Segundo o professor e proponente, Mateus Cerqueira: “uma das faces da multidisciplinaridade é reunir diferentes conteúdos em um único projeto educativo e a pesquisa de campo é uma forma de ajustar as necessidades do “fazer” pedagógico.