Dedicada a despertar a população sobre importância dos cuidados com a saúde mental e emocional, a campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014. Inspirada no simbolismo de um novo começo, o movimento utiliza o mês de janeiro como ponto de partida para promover a conscientização.
Apesar de avanços em diálogos sobre depressão, ansiedade e outros transtornos, o estigma ainda impede muitas pessoas de buscarem ajuda. Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil é um dos países com maior prevalência de ansiedade no mundo, além de altas taxas de depressão.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Janeiro Branco incentiva: conversas abertas para promover o diálogo sobre saúde mental para quebrar tabus; cuidado coletivo, a fim de alertar empresas, escolas e governos sobre a necessidade de investir em políticas públicas e iniciativas que promovam bem-estar psicológico; e o autocuidado, buscando incentivar práticas como meditação, terapia e descanso mental.
Além disso, a campanha destaca a necessidade de se procurar profissionais qualificados, como psicólogos e psiquiatras, e reforça que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem.
Em 2025, o lema da campanha é “Saúde Mental: um compromisso de todos”, lembrando que a promoção do bem-estar emocional é uma responsabilidade compartilhada entre indivíduos e sociedade.