
A Secretaria Municipal de Saúde de Itambé, por meio do Programa de Combate a Endemias, está realizando um mutirão de vistorias e conscientização para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação, que começou na última semana, já percorreu os bairros Felipe Achy e Alto da Boa Vista, e segue pelo Agenor Novais, com datas programadas para outras localidades até a próxima semana.
Como funciona a ação
Equipes de agentes de endemias estão visitando residências e terrenos para identificar e remover objetos que possam acumular água parada, como vasilhas, garrafas, pneus e recipientes descartados. Além da limpeza, os profissionais orientam os moradores sobre medidas preventivas, como manter caixas d’água tampadas, limpar calhas regularmente e evitar o acúmulo de lixo em quintais.
Próximas etapas do mutirão
O cronograma seguirá nos seguintes locais:
- 07/04 (segunda): Distrito de Catolezinho
- 10/04 (quinta-feira): Bairro Sidney Pereira de Almeida
- 11/04 (sexta-feira): Bairro Humberto Lopes
A Vigilância Epidemiológica do município ressalta que a iniciativa integra as estratégias de redução de casos de arboviroses, que costumam aumentar no período chuvoso.
Segundo o Ministério da Saúde, nos dois primeiros meses de 2025, o Brasil registrou uma redução de 69,25% nos casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2024. A mobilização contínua é a forma mais eficaz de evitar surtos.
Por Ascom/PMI
