
O Instituto Federal da Bahia (IFBA) abriu 603 vagas para cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, com turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno, em 12 campi localizados em municípios como Salvador, Camaçari, Barreiras, Paulo Afonso, entre outros. As inscrições são gratuitas, vão até 22 de julho e devem ser feitas online. Entre os cursos ofertados estão Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Matemática, Química, Jogos Digitais e Produção Multimídia.
O processo seletivo é voltado para quem concluiu o ensino médio e utilizará as notas do Enem de qualquer edição dos últimos cinco anos, valendo a maior pontuação obtida pelo candidato. Do total de vagas, 60% são destinadas a estudantes de escolas públicas, respeitando critérios da Lei de Cotas, além de porcentuais específicos para pessoas com deficiência (5%) e quilombolas (2,8%). Os candidatos podem escolher até duas opções de curso por campus e devem ter CPF e e-mail ativo.
A classificação será feita a partir da conferência dos dados do Enem junto ao MEC e validação das informações fornecidas no ato da inscrição, podendo incluir bancas de verificação para cotas raciais, de renda ou pertencimento a comunidades quilombolas. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 1º de agosto, com orientações e convocações a partir da mesma data.
