
Faleceu na madrugada deste sábado (23), em Itabuna, o aposentado Damião José dos Santos, de 72 anos, que ganhou repercussão nacional há pouco mais de uma semana ao surpreender médicos, familiares e amigos ao “ressuscitar” após ter sua morte oficialmente atestada. A informação do falecimento foi confirmada por familiares.
Saiba mais aqui:
Idoso é reanimado uma hora após ter óbito atestado por dois médicos em Itabuna
O caso de Damião emocionou o país. Internado com suspeita de pneumonia, ele chegou a ter o óbito declarado na noite de 13 de agosto, ocasião em que a família iniciou todos os trâmites para o sepultamento. No entanto, cerca de uma hora e meia após o desligamento dos aparelhos, o idoso voltou a apresentar sinais vitais, abrindo os olhos e respirando sem ajuda.
O episódio, presenciado por uma equipe de saúde atônita, foi descrito pelos parentes como um verdadeiro milagre. Na ocasião, o sobrinho Daniel Oliveira chegou a declarar que a recuperação parcial do tio foi recebida como um sinal divino: “O possível está para o médico, mas o impossível está para Deus”.
Conhecido no bairro São Caetano, onde vivia com seu irmão gêmeo, Damião se tornou símbolo de fé e esperança para a comunidade. Apesar da inesperada reviravolta, seu estado de saúde continuou delicado e, nesta madrugada, ele não resistiu.
Verdinho
