Um NÃO para o Ensino Superior
O engajamento do governo federal em políticas públicas que possibilitam a inserção da juventude brasileira pertencentes a classes de menor poder aquisitivo da sociedade nas universidades é algo que merece aplausos. O governo do PT nestes últimos anos alterou o cenário das faculdades púbicas e particulares do país, antes dominadas pelos mais ricos e abastados, hoje é espaço da diversidade ao dar o direito de estudantes pobres, muitos oriundos de escolas púbicas, de ingressarem na academia por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, do Prouni, o Sistema de Seleção Unificado – SISU – e do FIES. Apesar de todos os esforços, há ainda muito que fazer. Os demais entes federados também precisam arregaçar as mangas no sentido de lutar ainda em prol de políticas públicas de permanência desta parcela da população no ensino superior.
Os municípios, em especial, por estarem mais próximos destes estudantes, ganhariam muito ao realizar investimentos no ensino superior. Não é o caso de fundar faculdades, por ser algo caro, mas de criar mecanismos de apoio aos jovens universitários. Instalada por iniciativa do Governo Moacir Andrade, a FTC ead não dispõe de cursos almejados por boa parte dos estudantes, como direito, medicina, e tantos outros. Por conta disso, estudantes precisam se locomover as cidades vizinhas, como Vitória da Conquista, para realizar os seus sonhos. Atualmente, pagam uma taxa mensal pelo transporte intermunicipal que os conduzem até as faculdades porque a prefeitura retirou o ônibus escolar, alegando não ter condições financeiras de manté-lo. É sabido, o estudante que sabe utilizar o conhecimento adquirido no ensino superior pode realizar transformações dentro e fora do seu local de pertença, contribuindo assim para o progresso humano, tecnológico, cientifico e social. Que tipo de cidade está sendo se pensada ao negar o apoio ao estudante universitário?
A resposta está nas outras ações implementadas pela prefeitura ao longo dos anos. Um dos carros-chefe do governo é o Aluno Folia, projeto que coloca alunos para percorrerem as ruas da cidade atrás de um trio elétrico, expostos aos perigos, já que algumas pessoas vão ao evento dispostas a brigar. Elas se armam com facas e revólveres, como já foi registrado. A permissividade é outro elemento presente na festa dedicada ao estudante, jovens fazem uso a vontade de bebidas alcoólicas e outras drogas. O Aluno Folia feri os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente tão propagado, tão supostamente defendido pela Assistência Social e pela própria Educação.
Os recursos disponibilizados para o aluguel do trio elétrico, pagamento da banda, custeamento da segurança do evento, seria o suficiente, em minha opinião, para garantir o transporte diário dos estudantes universitários a Vitória da Conquista.
É, a lógica do pão e circo que nasceu lá na Roma antiga continua contaminando os governos. O conhecimento fica restrito a poucos, para alguns ousados, e outros que nasceram em berços de ouro, que contam com o apoio dos seus pais. Essa é a Itambé que está sendo se pensada. Analisando a imagem que é vendida pela prefeitura chega-se a conclusão de que o álcool, as músicas de duplo sentido, a violência, tem mais valor do que a educação. Contra toda a minha argumentação deve estar pairando na cabeça dos pseudos donos da verdade a seguinte frase; “Não temos responsabilidade para com o ensino superior”. E eu os respondo: Logo vocês não têm responsabilidade para com o futuro, para com o desenvolvimento regional e para com o fim das desigualdades sociais. E pergunto então aos pais e estudantes, universitários ou não: Vocês continuarão sendo complacentes com esta situação?
10 Comentários
Lúis parabéns, pela matéria. Sou um destes heróis estudantes, que diariamente faz o percurso Itambé-Vitória da Conquista. E lembro-me que quando o onibus iria ser tirado definitivamente, um vereador se propôs a intervir e a encaminhar a antiga associação dos estudantes para a aquisição de um busão usado foi entãoque a prtefeitura mandou um dos seus pra contornar a situação, depois que tudo passou, tiraram o busão. Itapetinga, Itororó, Livramento, Brumado, e tantas outras cidades a prefeitura é parceira no custeio das despesas, e só Itambé parece ser a cidade mais miseravel da região que deixa seus estudantes a mercê. Hoje muitos colegas deixaram de estudar, pois pagar uma faculdade R$ 600,00 e R$ 160, de transporte de segunda a sexta, só se ganhasse bem como os cargos de confiança.
isso e a pura realidade de nossa cidade, depois falam q mudaram a cidade pra melhor.
podem ter mudado pra pior!!!!
Os políticos querem pessoas sem conhecimento, pra que não saiba os seus direitos!
É indignante saber que a educação de Itambé não é levada a sério, que os recursos públicos são utilizados como veículo de manipulação e de manobra para com a população. Como pode deixar a educação, que é a força motora que impulsiona a sociedade ao progresso para trás? É lamentável saber que a situação da educação da nossa querida Itambé, chegue a esse ponto, onde aqueles que representarão o nosso futuro fique jogado as mazelas de um governo. A gestão pública tem como objetivo gerar ao povo satisfação, satisfação no sentido de saúde, educação, segurança, alimentação, lazer, cultura, não como instrumentos de politicagem.
Diante de tantos descasos, que acontece a anos em nosso município, nos perguntamos: De quem é a culpa? e a resposta é bem simples – Nossa. Somos nós quem elegemos nossos representantes, somos nós quem vendemos nossos votos por 1 saco de cimento, somos nós quem alimentamos essa rivalidade do Lambari X Tubarão, somos nós quem vamos as festas e esquecemos os problemas, somos nós quem cruzamos os braços porque não temos transporte para nos levarmos ao conhecimento.
Somos o que fazemos. Se tudo isso acontece é porque não agimos, porque fechamos os olhos à realidade, mas nunca é tarde, tarde é ficar parado é não enxergar os problemas. Vamos desatar esse nó que nos prende do futuro, como? Cobrando o que é nosso por direito, indo as ruas, manifestando nossa indignidade, pintando nossas caras com as cores do progresso.
Isso tudo realmente é culpa do povo para um candidato se eleger basta da festinhas e falar que vai dar um emprego, ai depois eles não cumprem e bestas passam os quatro anos reclamando. O povo parece que tem um rei na barriga dos dois lados já tem um grupinho. Ta na hora do povo acordar e acabar com esses grupos lambari e tubarão e eleger pessoas novas e com ideias novos que não tenha vinculo com nenhum grupinho desses ai.
Agora é a hora meu povo ou vcs vão continuar a comer ovo e rotar caviar!!!
hô anonimo, vou entender a passagem do vídeo dita ai por você como uma intimidação, tá bom. Com intimidação ou sem intimidação, o Itambé Agora continuará sendo independente, falando o que a prefeitura vem fazendo de positivo e negativo.
Hô anonimo, pega o vídeo e posta no youtube. E que cabeça pequena essa a tua. Cumprir a minha função como comunicador e cidadão significa ser ingrato ? O prefeito, antes de mandatário de cargo público, é jornalista. Não estou esculhambando, termos pejorativos você não verá aqui. Fiz uma analise dos meus dois últimos anos na prefeitura de Itambé e cheguei a conclusão de que eu fui um objeto, falante. Vesti a camisa da administração em troca de nãos . Quem bem sabe do que falo é o prefeito, a primeira-dama, porque eu não tinha vergonha de sentar e contar as coisas que me aconteciam. Foram muitos pedidos de consideração, tantos, e todos negados. Eu era um verdadeiro puxa-saco, mas puxa saco mesmo, daqueles que deixavam de ir pra faculdade pra cuidar das coisas da prefeitura, de passar da hora de almoço pra cumprir horário de trabalho.
Eu quero entender porque vocês trazem passagens da minha vida para serem discutidas aqui. A postagem acima fala da falta de apoio aos estudantes universitários.
Mas você quer que eu agradeça ao prefeito, de novo: Obrigado prefeito! Obrigado! Só não irei mais me humilhar e não deixarei mais que o blog represente apenas uma parte da realidade. Isso não é mais possível. O blog agora é independente . Vocês que se queixavam da postura do Itambé Agora podem perceber isso. A notícia do concurso beneficia a prefeitura, a da escolinha de futebol também, e algumas outras realmente fazem questionamentos a respeito de ações da atual administração. Isso é cidadania. Cidadania não é um nome qualquer. Cidadania são ações.
E outra, o prefeito sabe que as pessoas mudam. Ele próprio trocou o antigo PL, ligado a ACM, pelo PMDB de Geddel.
E se quiser que eu fale mais e outras coisas, envie um email pra mim que lhe respondo.
Quanto ao vídeo, volto a repetir, coloque no youtube.
E caso estejam pensando que farei campanha política, seja de lado a, b ou c, estão enganados.
Posso até ser burro, em seu conceito, só não quero ser medíocre. Medíocres discutem pessoas; eu discuto ideias.
Bjos e Paz no Coração!
Hô Luís Pedro, pq tanto rancor em seu coração hein?? eu tenho um vídeo onde vc chora agradecendo o Prefeito Moacir por ter te ajudado vc chegar, onde chegou… agora VC FICA JOGANDO PEDRA, ESCULHAMBANDO QUEM MAIS TE AJUDOU NA VIDA?! vc é um ingrato meu caro!! pessoas como vc nunca vão consegui nada, pq ingratidão é sinônimo de burrice!!!! mas ja que vc quer seguir por esse caminho, boa sorte!
O ponto central da discussão não é o PT. Faça novamente a leitura do artigo opinativo que você notará que falo da falta de apoio dos estudantes universitários. Citei as ações do PT em prol dessa parcela da população porque é preciso admitir que realizaram mudanças significativas no sentido de universalizar o ensino superior. O governo federal faz a sa parte, enquanto o governo estadual e o municipal não seguem os mesmos passos.
Isso é falta de assunto falar da greve da policia,da saúde abadonada pelo PT das delegacias aos caos!!!esse é o pt isso sem falar nas falcatruas do Enem que na verdade no fundo só favorece os ricos…….
Comentários estão fechados.