Ong oferece à crianças e jovens itambeenses aulas de violão gratuitamente
(Da esquerda para a direita: Tainá, Ingrid e Raissa) |
“A música transforma as pessoas, reduz as diferenças sociais. É um modo de se expressar”, palavras da estudante Raissa Silva, 16 anos, consentidas pelas colegas Tainá Pires, 15, e Ingrid Bittencourt, 16. Elas são três dos cinquenta alunos que estão aprendendo a tocar violão gratuitamente através da Ong Pedra Afiada, criada em 2010 por José Ricardo Trancoso, filho da professora Dacy Trancoso.
Na Ong, Raissa diz ter descoberto o seu verdadeiro talento. Enquanto Tainá está tendo a oportunidade de realizar, segundo ela, aquele que é o grande sonho de sua vida: o de aprender a tocar violão. Já Ingrid lembra que só acendeu o interesse pela nobre arte, depois que o irmão, também aluno da Ong, começou a tocar o referido instrumento. “Mas hoje eu gosto muito”, deixou bem claro Ingrid.
Coisas em comum unem as três meninas. Não é somente porque fazem parte da mesma Ong e têm a mesma paixão pela música. É porque, além de terem a cantora Paula Fernandes como referência, elas planejam repassar o que estão aprendendo a outras pessoas. Acreditam que o mundo precisa de música para acabar com os preconceitos e diminuir as desigualdades.
Daniel Vilarinho é o professor da Ong Pedra Afiada. Ele conta que inicialmente estão sendo ofertadas apenas aulas de violão, mas que futuramente serão implantados cursos de teatro, capoeira, bateria e violino. “Espero que a nossa ong se expanda”, almeja.
Quanto a garotada, o professor deseja que eles carreguem por toda a vida o conhecimento acumulado em sala de aula para que possam se tornar pessoas de bem. “Nós temos visto as mudanças de comportamento deles (alunos). Tenho sido mais que um professor, um aconselhador. Eles vão se dar bem”, afirma.
Os encontros da Ong são realizados todas as segundas, terças e quartas, a partir das 17:00 horas, no Centro Educacional Enoy Ferraz Trancoso.
1 Comentário
Graças a Deus, tive e estou tendo a oportunidade de participar e poder compartilhar de momentos mais que especiais, porque dentro do processo não está somente às aulas, às práticas…Mas o conviver, o aprender a respeitar as diferenças dos outros nos faz pensar que vale a pena a tentativa de buscar e de alcançar todos os nossos sonhos e objetivos. A vida são feitas de oportunidades, cabe a você aproveitá-las ou não, porque Tudo depende unicamente de você. E Todos os alunos, o nosso professor e o idealizador José Ricardo têm posto toda a sua credibilidade em nosso potencial. Aqui vai os meus sinceros agradecimentos e estima por tudo!!
Comentários estão fechados.