Imagem Itambé na Rede |
Os amores, ódios e paixões que ressurgem fortemente durante as campanhas eleitorais pelos dois tradicionais grupos políticos do município voltarão a movimentar Itambé. O motivo não é a antecipação do pleito que define os nomes dos legisladores e do novo comandante do executivo, marcado para acontecer em outubro do próximo ano. É que o Grupo Artes Cênicas coloca em cartaz no mês de abril, no Cine Teatro Itambé, a peça Lambari e Tubarão, assinada e dirigida por Mateus Cerqueira.
A peça, que é uma das atividades em comemoração aos 18 anos do grupo, completos no dia 06 de março, conta, dentre outras coisas, histórias bizarras sobre políticos e populares que compõem a base aliada dos rivais: Lambari e Tubarão. No palco serão retratadas as brigas e discussões de pessoas que desfizeram amizades de anos por militarem em campos opostos na política. “O pessoal vai se divertir, se identificar com os personagens”, comenta o diretor Mateus Cerqueira, deixando claro que a obra é realmente sobre a trajetória política itambeense, mas que todos os personagens são fictícios.
Quem imaginou que o seu papel na peça seria apenas de mero espectador, enganou-se. A plateia vai poder participar escolhendo qual dos personagens candidatos merece subir a escada do Paço Municipal. “Ao entrar no teatro, cada pessoa receberá uma cédula com as opções”, explica Mateus. Um ato democrático que pode isentar o grupo de favorecimento partidário na construção do texto. “A plateia é o cidadão que decidirá o final da peça”.
Não é a primeira vez que o Artes Cênicas coloca a política como tema central dos seus trabalhos. Mateus Cerqueira salienta que Lambari e Tubarão é a continuação de produções como Lambança e Maracutaia – baseada no poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade -, da Casa da Mãe Joana, Cama de gato, Balangandãs e outras. Ele afirma que ao levar este debate para o público pretende formar uma verdadeira consciência política.
– O nosso povo tem uma consciência meio desvinculada do que é de fato a política.
A peça Lambari e Tubarão será apresentada nos dias 02, 03, 09 e 10 de abril, sempre a partir das 20:00 horas, no Cine Teatro Itambé. “Irreverência, comicidade, satiricidade, não faltarão na peça”, diz Mateus.
1 Comentário
Tomara que este trabalho ajude a ampliar ainda mais as perspectivas em relação à política em Itambé. Merda!
Comentários estão fechados.