Início Bahia Em votação apertada, professores da Uesb decidem manter greve na Bahia

Em votação apertada, professores da Uesb decidem manter greve na Bahia

Por Reginaldo Spínola

blog-itambe-agora

Os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizaram assembleia e decidiram manter a greve iniciada no dia 28 de novembro deste ano. O evento ocorreu no final da tarde de terça-feira (6) e contou com 132 votos favoráveis à continuidade do movimento, 130 contrários e nove abstenções.

A categoria iniciou a greve em protesto contra a PEC 55, de autoria do governo federal, que propõe um limite para os gastos públicos nos próximos 20 anos e contra a reforma do Ensino Médio. Pelos mesmos motivos, estudantes ocupam unidades da instituição desde outubro.

A greve dos professores foi definida em assembleia da categoria, realizada no dia 22 de novembro. A Uesb tem unidades em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Nas três cidades, atuam mais de mil professores. Os cerca de 8,6 mil alunos da instituição já estão sem aulas há mais de um mês devido à ocupação dos estudantes.

Na última sexta-feira (25), o juiz da comarca de Vitória da Conquista, Ricardo Frederico Campos, concedeu uma liminar determinando a desocupação do campus municipal da Uesb num prazo de 24 horas e disse que poderia ser utilizada força policial caso a determinação não fosse cumprida. No dia seguinte, no entanto, a desembargadora Marinez Freitas Cerqueira, do TJ-BA, derrubou a liminar considerando que seria preciso mais tempo para que houvesse uma desocupação pacífica da instituição.

A ocupação dos estudantes ocorre desde o dia 21 de outubro. Em 21 de novembro, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deu o prazo de 10 dias para que todos os campi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) fossem desocupados. O MP tinha feito um primeiro pedido de saída dos estudantes das unidades de ensino no início deste mês de novembro e o prazo para a desocupação terminou no domingo (20). Entretanto, a Uesb pediu que o prazo fosse extendido, de modo que fosse possível negociar com os estudantes.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade