Espaço interno de uma das celas da carceragem da delegacia |
Uma das salas da delegacia |
A realidade dois anos depois é praticamente a mesma. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-Ba), responsável pelas delegacias, não realizou qualquer tipo de intervenção no local. A carceragem permanece interditada. Os presos foram e continuam sendo mandados para o Complexo Policial de Itapetinga, cuja superlotação tem provocado fugas em massa, a exemplo do que aconteceu no dia 09 de março. As grades das celas estão corroídas pela ferrugem. Durante o período chuvoso, os alojamentos dos funcionários, construídos juntamente com outros dois anexos através de um convênio firmado entre o governo do estado e a prefeitura em 2002, ficam impróprios para uso. A sala, destinada à comunicação, virou um deposito de lixo e entulho. Carros apreendidos, vistos no fundo da delegacia, ao lado de uma viatura velha, podem estar abrigando ao mosquito transmissor da dengue.
viatura estacionada nos fundos da delegacia |
6 Comentários
a cadeia publica de itambé é uma vergonha os detentos de lá sao tratados como cachorros comida nao tem os familiares que tem que levar comidas se nao eles passam fome a visita familiar é so duas horas uma vez por semana as celas ficam fechada quem quiser ir no banheiro tem que esperar a visita terminar e muitas maes tem criança de colo as crianças dormem e as maes tem que ficar com ela no colo pq as celas sao fechadas ja esta na hora de mudar as regras na cadeia
meu nome paulo na madrugada do dia 18/11/2011 eu fui asaltado nesta cidade e nem pude fazer uma ocorrensia se alguem se interesa deixe um endereso que entro em cotato estou ate agora apavorado 20/11/2011
Segurança Pública de Itambé
Mais uma resposta da minha solicitação:
"Resposta da sua manifestação junto à Ouvidoria do(a) PMBA
OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA
Prezado(a) Sr(a) Jayr
Seu registro foi encaminhado ao Comando de Policiamento da Região Sul para fins de conhecimento e adoção da providência..
Atenciosamente
Ouvidoria PM
www.pm.ba.gov.br"
Jair, obrigado por estar sempre acessando o blog e parabéns pela preocupação, sentimento este que deveria estar presente em todos os cidadãos itambeenses que de uma forma ou de outra são afetados pelos problemas na segurança pública.
Lindo o discurso do assessor de comunicação do governo. Triste e macabra a situação do município de Itambé na área da segurança.
Abraços!!!
SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA EM ITAMBÉ, VAMOS AGUARDAR SE REALMENTE ELES VÃO TOMAR AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.
Ao acessar o Blog ontem e ler a matéria CAOS NA SEGURANÇA PÚBLICA DE ITAMBÉ, imediatamente acessei o site da OUVIDORIA DO GOVERNO A BAHIA e mandei a matéria, solicitando providências as autoridades responsáveis. Hoje em resposta recebi um e-mail daquele orgão abaixo transcrito:
Senhor Jayr,
A Ouvidoria Geral de Policia/SSP recebeu a sua manifestação e informa que a SSP/BA, em parceria com as polícias Civil e Militar, têm trabalhado em conjunto com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, reprimindo os crimes contra a vida, intensificando o combate ao uso e tráfico de drogas, em Salvador, Região Metropolitana e todas as cidades do interior do Estado.
Estão sendo adotadas políticas de enfrentamento da criminalidade; organização da administração; qualificação profissional e busca de tecnologias que possam auxiliar o trabalho de investigação e do policiamento preventivo.
Em janeiro deste ano (2011) foram formados mais 706 policiais militares. Agora são 7.200 policiais que já estão trabalhando. Novos policiais civis (Delegados, Investigadores e Escrivães) serão convocados e nomeados sistematicamente.
Programas como o Pacto Pela Vida, já experimentado em outros Estados, com êxito na redução da criminalidade, já está sendo implementado na Bahia e tem como objetivo fomentar as bases comunitárias (modelo das Unidades de Polícia Pacificadora); a modernização dos procedimentos policiais; a implantação do Departamento de Homicídio, além da ampliação do efetivo e dos equipamentos utilizados pelas polícias Civil, Militar e Técnica.
Ressaltamos que todas as ações implementadas pelos órgãos constantes da estrutura da Segurança Pública, estão sendo desenvolvidas com base em uma gestão participativa e multidisciplinar, onde estão envolvidas, além dos órgãos policiais, os órgão da sociedade civil organizada e a população em, tudo com base em planejamento estratégico e pesquisa de análise criminal.
Sua manifestação também foi encaminhada ao Comando da Policia Militar.
Agradecemos a sua participação na administração da Secretaria da Segurança Pública e disponibilizamos, também, o telefone (71)3116-4626 e o e-mail ouvidoria@sspmail.ba.gov.br.
Atenciosamente,
OUVIDORIA GERAL DE POLÍCIA/SSP
COMBATA A DENGUE. INFORME À OUVIDORIA A EXISTÊNCIA DE FOCO.
Comentários estão fechados.