O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho. Mas o clima frio já está tomando conta das cidades brasileiras, propiciando o surgimento de novos cenários, figurinos, hábitos e costumes.
Vânia Ramos (terceira da esq. para a dir.) e amigas |
Diferentemente dos períodos de sol rachante, de calor intenso, o despojamento é uma prática inaceitável nas baixas temperaturas. As roupas minúsculas voltam para as gavetas. Feito uma metamorfose, as pessoas e os seus visuais se transformam. “Meu estilo agora é mais chique”, afirma a funcionária pública do município de Itambé, Vânia Ramos, 30.
Nesta época, parece que a mágica do frio ganha as pessoas e conquista as ruas com as cores, formas e os sons que são quase que próprios deste novo ambiente que renasce a cada ano. “Este clima deixa a gente mais perfumado, arrumado”, pontua Vânia, informando os tipos de roupas femininas que melhor combinam com a ocasião: “cacharréus, casacos, as meias coloridas que voltaram com força”.
Os gostos musicais também se alteram. O axé e o pagode amplamente divulgados nas comemorações carnavalescas, cedem espaço para os forrós executados em larga escala pelas rádios e nos barzinhos, o que deixa o folião na expectativa para as festas juninas. Por ser dançado agarradinho, o forró é um ritmo que casa perfeitamente com o clima frio.
Saiure Silva |
A estudante itambeense Saiure Silva, 16, atualmente residindo em São Paulo, contou ao Itambé Agora que está aproveitando para curtir o frio paulistano em shoppings, abusando de roupas mais soltas, blusões de cores quentes.Ela acredita que o frio é marca registrada do São João. “Quando a gente pensa em São João, pensa logo em se aquecer com um forró.”O frio é a sensação da festa junina”, disse.
Vânia Ramos e Saiure Silva se identificam pelo menos em uma coisa. As duas dizem gostar do frio do inverno, porém amam o calor do verão. Para Vânia, o verão incomoda, mas é mais alegre. Enquanto Saiure, com ressalvas, declara os seus sentimentos a estação mais fria do ano. “Amo o inverno, lógico que depois do verão”.
Esquentando o São João
As baixas temperaturas registradas nestes dias em Itambé indicam que este São João pode ser um dos mais frios dos últimos anos. Característica que não chega a incomodar quem deseja arrastar o pé entre os dias 23 e 25 de junho na Praça San Fili.
Vânia Ramos garante que o frio é a cara do São João. “Se não tiver frio, não tem graça”. Segundo ela, o São de Itambé esse ano promete.
Há meses distante da cidade natal, Saiure Silva passará o São João em Itambé. De acordo com a adolescente, os itambeenses sempre aguardam com ansiedade a chegada do São João, que “este ano vai ser muito bom”.
4 Comentários
Naõ suporto ela. Insuportavel saiure!
essa menina vai voutar e ?????
OPSS…
arrasta pe mais quente do sudoeste baiano.
Aki em Sao Paulo realmente esta muito friu,inclusive essa semana tivemos a noite mais fria do ano com 9 graus.
Mais dia 23 de junho estarei ai pra prestigia um dos sao joao mais tradicional da Bahia e com certeza o arrasta pe mais do sudoeste baiano.
Marcello Cardoso.
Comentários estão fechados.