Várias queixas. Os estudantes que responderam a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (5) reclamaram do tempo, da extensão e da formulação das questões do exame. As perguntas de geografia e história foram apontadas como as mais fáceis de responder. Química e física lideram o ranking de reclamações.
A estudante Milane Dória, 15 anos, é aluna do 1º ano do ensino médio e fez o Enem pela primeira vez. Ela considerou as questões ligadas à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias mais fáceis, mas disse que para responder a prova é preciso mais que conhecimento sobre os conteúdos.
“É preciso ter disposição porque a prova é muito longa. Ficamos muito tempo sentados, na mesma postura, e isso deixa o corpo cansado. A prova foi cansativa, cheia de textos, mas eu gostei”, afirmou.
Ela fez a prova no Colégio Estadual Evaristo da Veiga, na Avenida Anita Garibaldi. A estudante fez questão de sair com o caderno da prova e aproveitou a movimentação na porta da escola para checar as respostas com os colegas e concorrentes.
Matheus Mota, 17, é amigo de Milane e estudante do 2º ano do ensino médio. Ele fez a prova pela segunda vez, como uma preparação para o próximo ano, quando vai tentar uma vaga nos cursos de Relações Internacionais ou Psicologia. “A prova desse ano, na comparação com o ano passado, foi mais conteudista. Não teve tanto texto, eles cobraram mais conteúdo específico”, afirmou. (Blog da Resenha Geral)
