Início Bahia Professores e gestores discutem Política Estadual de Formação dos Profissionais da Educação Básica

Professores e gestores discutem Política Estadual de Formação dos Profissionais da Educação Básica

Por Reginaldo Spínola

 

itambagora-2

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove, nesta terça-feira (29), um encontro com todos os gestores dos 27 Núcleos Regionais de Educação, no Grand Hotel Stella Maris, no bairro de Stella Maris, em Salvador. Este é o segundo encontro do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, com os gestores regionais para discutir ações estratégicas para a educação pública no Estado. Uma das principais pautas é a nova proposta de Política Estadual de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica da rede pública estadual, que está sendo construída via Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado, que tem entre suas competências a formação de recursos humanos na área de Educação.

itambagora-4

A proposta de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica visa garantir avanços na qualidade da Educação Básica, através do cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e do Decreto nº 8.752, que trata da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica.

itambagora-3

Para Pinheiro, esta política ampliará a formação dos professores com a participação de todas as universidades públicas na Bahia e dos Institutos Federais de Educação, em um processo de parceria que já está em andamento. Além disso, o secretário destacou que cada escola deverá ser contemplada com a formação promovida pelo IAT, além de contar com coordenadores pedagógicos, otimizando o processo educacional, fomentando a inovação e o empreendedorismo estudantil.

“Não há transformação na Educação sem contar com o professor. A valorização e o reconhecimento do educador, por meio de estímulos à sua formação, estão entre as prioridades da nova política para a Educação Básica, cujas ações devem ser implantadas já a partir de 2017. Parto do princípio de que as questões relativas à mudança na Educação devam estar ligadas ao envolvimento do aluno na escola e o professor, através de sua conduta, é a figura que melhor poderá estimulá-lo”, afirma Pinheiro.

O diretor-geral do IAT, Severiano Alves, também enfatizou que, para melhorar os índices educacionais, é preciso estimular e preparar os professores. “Em razão de o governador Rui Costa ter a educação como bandeira número 1 de toda a administração e o IAT ser responsável por requalificar professores para a Educação Básica, o Governo do Estado também deve auxiliar as prefeituras a qualificar professores para a Educação Infantil”.

O dirigente do NRE 25 (Senhor do Bonfim), Helder Amorim, ressaltou a importância deste processo de diálogo e do alinhamento do trabalho com os gestores regionais. “Estamos aqui discutindo o plano de formação dos professores e as ações que vão ser desenvolvidas e isto é fundamental para avançarmos na qualificação dos professores, que passam a ter mais motivação e, consequentemente, melhora o ensino da Educação Básica”, acredita.

(Ascom Educacao/Fotos: Claudionor Junior)

Itambeagora@gmail.com
0 Comentário

Related Articles

Deixe um comentário

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade