Início Noticias Embasa garante que o abastecimento de Itambé está sob controle

Embasa garante que o abastecimento de Itambé está sob controle

Por Reginaldo Spínola

Com o objetivo de discutir a crise hídrica regional e antecipar soluções para evitar futuramente problemas de abastecimento de água na cidade, o Prefeito Municipal de Itambé, Eduardo Gama, se reuniu na última segunda-feira (20), com a gerente regional da Embasa de Vitória da Conquista, Kelly Galvão; a gerente administrativa do Núcleo de Planejamento e Gestão, Milene Ladeia; e a gerente local, Aline Oliveira.

O encontro aconteceu na sede da Prefeitura e, na oportunidade, o gestor destacou a preocupação do Poder Público Municipal quanto à situação do Rio Pardo, que vem diminuindo o seu volume, agravado por longos períodos de estiagem. “Em 2015, a população viveu um verdadeiro caos com o desabastecimento e não queremos que essa situação se repita”, alertou o prefeito, completando: “Estamos antecipando as discussões com a Embasa, justamente para evitar o colapso que aconteceu no passado”.

De acordo com a gerente regional, a empresa vem tomando todas as providências para que o Rio Pardo continue sendo a principal fonte de captação.  Kelly Galvão explicou que medidas técnicas já foram adotadas junto à Barragem de Machado Mineiro, em Minas Gerais, para que o nível da vazão do Rio Pardo, entre os Municípios de Cândido Sales, Encruzilhada e Itambé, se mantenha suficiente para garantir o abastecimento.

A gerente afirmou que a Embasa também acionou a Agência Nacional de Águas (ANA), para fiscalizar a região e conter possíveis irrigações clandestinas. Kelly garantiu ao prefeito que, caso a vazão do Rio Pardo diminua, diante da falta de chuvas, e a captação fique comprometida, a Embasa tem uma segunda alternativa, que é a utilização do Rio Ribeirão, uma vez que as obras definitivas da adutora fixa já estão sendo concluídas. “Com as medidas que tomamos, o fornecimento de água em Itambé está sob controle e a população não será prejudicada”, afirmou a gerente.

O prefeito ressaltou que, mesmo com a situação controlada, a comunidade precisa ficar atenta ao uso racional da água. “Sabemos que a crise hídrica é uma realidade não só da nossa região, mas de muitas partes do país, por isso temos que pensar no futuro e economizar”, destacou Eduardo, informando que a Prefeitura vai iniciar uma campanha institucional nas redes sociais e na emissora de rádio local com o objetivo alertar a comunidade sobre a importância do uso racional da água.

O gestor aproveitou a reunião para falar sobre o projeto de construção de uma barragem no município, informando que já tem cobrado dos órgãos competentes um estudo para viabilidade deste investimento. Preocupado com a situação da distribuição de água do Distrito de Catolezinho, o prefeito também pediu à gerente a análise do Projeto de Construção do Sistema de Abastecimento da localidade.

Ao finalizar o encontro, Eduardo agradeceu o apoio da Embasa e afirmou que o Município de Itambé está à disposição para o fortalecimento de parcerias que venham beneficiar a comunidade local.

(Ascom/PMI)

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade