Início Brasil Morre de infarto fulminante ex-assessor da Presidência dos Governos Lula e Dilma

Morre de infarto fulminante ex-assessor da Presidência dos Governos Lula e Dilma

Por Reginaldo Spínola
0 Comentário

O ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, o gaúcho Marco Aurélio Garcia, morreu hoje, em São Paulo, vítima de um infarto, aos 76 anos.

Professor aposentado do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Garcia foi atuante no Partido dos Trabalhadores (PT) desde a fundação, em 1980, e um dos principais formuladores da política externa nas gestões do PT no Palácio do Planalto.

“Ele foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira durante o governo de Lula, além de ser um dos grandes apoiadores dos Brics [bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul] e do fortalecimento das relações Sul-Sul”, destacou o partido, em nota.

Nascido em Porto Alegre, Garcia foi vereador da Capital, na década de 1960. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório.

Perto das 17h, a ex-presidente Dilma Rousseff emitiu uma nota de pesar:

Dilma Rousseff: “Meu amigo querido, Marco Aurélio Garcia”

“A morte do professor Marco Aurélio Garcia, meu amigo querido, é extremamente dolorosa. Desfrutei pela última vez de sua companhia há três semanas. Conversamos sobre a vida e os momentos terríveis que o país atravessa.

Hoje é um dia de dor para todos nós, que compartilhamos com ele seus muitos sonhos, histórias e lutas. Era um amigo querido, de humor fino e contagiante, sempre generoso e cheio de ideias, dono de uma mente arguta e brilhante.

Meus sentimentos ao filho Leon, ao neto adorado Benjamin, aos familiares e todos os seus amigos.

É muito duro saber que não terei mais sua companhia, nem o prazer de ouvir sua poderosa gargalhada.

Um dia terrível para quem luta por um mundo melhor, com justiça social. Um dia muito, muito triste”.

Dilma Rousseff

Itambeagora@gmail.com
0 Comentário
0

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade