A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, instalou, nesta terça-feira, duas unidades do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito Processual (Cejusc) no interior do estado. Os centros funcionarão nas comarcas de Itambé e Itapetinga, na região sudoeste.
Mais uma vez, os dois Cejusc’s implantados são fruto de um termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça da Bahia e a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) com apoio das prefeituras dos dois municípios. Caberá à instituição de ensino a responsabilidade de ceder os mediadores e supervisores que atuarão nos dois centros.
Os alunos do curso de Direito da instituição de ensino que participarem deste trabalho poderão cumprir o SAJ (Serviço de Assistência Judiciária), componente obrigatório da grade curricular do curso, como estagiários, nas novas unidades. O diretor-geral da Fainor, Edgard Larry e o prefeito de Itambé, Eduardo Coelho de Paiva Gama, participaram da cerimônia
O Cejusc de Itambé será coordenado pelo juiz de Direito, Alerson do Carmo Mendonça, titular da comarca.
Itapetinga – No começo da tarde foi a vez da comarca de Itapetinga instalar oficialmente seu primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos. A presidente e sua comitiva – formada pelas desembargadoras Cynthia Maria Pina Resende (corregedora das comarcas do interior),Márcia Borges, Lisbete César Santos, Joanice Guimarães, Pilar Tobio e Aracy Borges, e também a juíza assessora da presidência Rosana Fragoso Modesto – foi recebida pelo prefeito do município Rodrigo Hagge Costa e por outras autoridades locais.
A unidade do Cejusc de Itapetinga será coordenada pelo juiz de Direito Mario José Batista Neto que participou na cerimônia ao lado do juiz da 1ª Vara de Juizados Especiais e diretor do Fórum de Itapetinga, Luiz Sérgio Santos Vieira.
Após as inaugurações a presidente percorreu as instalações dos fóruns dos dois municípios e conversou com os servidores. As visitas ao interior do estado fazem parte do programa Presidência em Movimento implantado pela presidente Maria do Socorro Barreto Santiago, no começo de sua gestão. // Ascom TJBA
