Início Bahia Saidão de fim de ano beneficia 160 detentos em Conquista

Saidão de fim de ano beneficia 160 detentos em Conquista

Por Reginaldo Spínola

Um total de 160 detentos foram beneficiados pelo “Saídão de final de ano” das unidades prisionais de Vitória da Conquista, conforme apurou a reportagem do Sudoeste Digital. Os números foram confirmados por Joir Sala, diretor-adjunto do Presídio Regional advogado “Nilton Gonçalves”.Na sexta-feira, 15, foram liberados 53 internos. O restante saiu no sábado, para celebrar as festas de fim de ano. Apear de previsto em lei há uma preocupação das autoridades com o retorno desses presos. De acordo com levantamento da reportagem, 15% das pessoas que tiveram saídas temporárias em 2016 não retornaram para as unidades.

Os detentos que são beneficiados precisam seguir alguns critérios. O detendo de regime semiaberto é beneficiado com cinco saídas de até sete dias durante o ano, com intervalo mínimo de 45 dias entre os benefícios. A data limite para o retorno é 29 de dezembro deste ano.

Para o presidente do Conselho de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Reginaldo José do Prado, o número de pessoas que não retornam aos presídios é baixo.

“Analisamos que é um índice relativamente baixo em relação ao montante de presos que recebem o benefício. Quando um preso sai e comete um crime doloso, por exemplo, ele será penalizado por isso, assim como se ele sair e não retornar, que caracteriza uma falta grave,” afirmou.

Nova lei

Em novembro deste ano, um projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados propondo mudanças para saídas temporárias. Uma das alterações é que o beneficio passe de sete para quatro dias e que possa ser utilizado apenas uma vez por ano e não cinco, como é atualmente.

Prado acredita, no entanto, que a nova lei prejudicará o processo de ressocialização dos detentos, pois “irá reduzir o convívio dele com a família”, afirmou. // Fonte: Sudoeste Digital

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade