Pacientes que implantaram pinos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Hidrolândia, no centro de Goiás, aguardam há mais de seis meses a chegada das próteses dos dentes. A TV Anhanguera apurou que são cerca de 1,2 mil pessoas que esperam mais de 5 mil dentes.
A prefeitura de Hidrolândia afirmou, à TV Anhanguera, que os procedimentos são parte do programa Brasil Sorridente e o município aguarda a verba necessária para normalizar a situação. “Em janeiro foi cortado o repasse do Governo Federal para a gente fazer esses implantes”, explicou a secretária municipal da pasta, Rosenilda Rodrigues Machado.
Ainda de acordo com informações repassadas pela administração à reportagem, a SMS não tinha conhecimento de que faltava algum documento até maio deste ano e que todos os dados solicitados foram enviados ao Ministério no último mês de junho.
O Ministério da Saúde informou que está “priorizando” a análise da documentação enviada pela Prefeitura para repassar a verba.
Conforme nota do Ministério, as informações só foram enviadas em junho deste ano, por isso não haviam enviado a verba do programa Brasil Sorridente. “Embora os procedimentos tenham sido realizados a partir de agosto de 2017, somente a partir de junho deste ano que a gestão local enviou todas as informações necessárias para o custeio deste serviço”, disse. // Informações: G1