Início Bahia Aparelho criado por estudantes baianas detecta 15 doenças pelo sopro

Aparelho criado por estudantes baianas detecta 15 doenças pelo sopro

Por Reginaldo Spínola

 

Um aparelho criado por duas estudantes feirenses que moram no Rio de Janeiro é capaz de detectar ao menos 15 doenças por meio do sopro. Natália Nascimento e Júlia Nascimento, que são irmãs, pretendem patentear o  produto para fabricar em grande escala e distribuir para hospitais e clínicas do Brasil.

De acordo com reportagem publicada pelo Acorda Cidade, o dispositivo é muito semelhante ao bafômetro, porém com foco na saúde. As criadoras do aparelho afirmam que ele é capaz de detectar doenças como diabetes, intolerância a lactose, pneumonia, tuberculose, câncer, malária e hepatite.

Em 2011, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel criaram um dispositivo que também era capaz de detectar doenças pelo sopro. Conhecido como Na-Nose, o “bafômetro” é capaz de detectar até 17 doenças como alguns tipos de câncer, bem como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla.

BN/foto: Acorda Cidade

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade