Início Educação Professor itambeense pós-graduando em Mestrado Acadêmico apresentará artigo no Seminário Gepráxis

Professor itambeense pós-graduando em Mestrado Acadêmico apresentará artigo no Seminário Gepráxis

Por Reginaldo Spínola

O professor Jota Brandão participará do VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. O evento acontecerá nos dias 28 a 31 de maio no Teatro Glauber Rocha, no campus de Vitória da Conquista.  O evento vem acontecendo desde 2006 e a partir de 2015 está recebendo a edição internacional. Esse seminário é do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED (Mestrado) da Universidade do Sudoeste da Bahia – UESB. Essa edição já tem mais mil pessoas inscritas e promete ser um dos maiores eventos desse ano.

O professor itambeense recebeu da comissão organizadora do evento, uma Carta de Aceite para apresentar seu artigo sobre os desafios do ensino da Língua Inglesa na Educação Básica. Seu trabalho já está oficialmente incluído no Seminário Gepráxis que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) – PPGED que visa à consolidação da pesquisa e ao avanço da produção científica da área de Educação e pauta a sua proposta curricular em quatro linhas de pesquisa, as quais concentram estudos em torno das políticas, gestão, práticas educacionais, linguagens, conhecimentos escolares e currículo.

Ao concluir essa qualificação profissional, o professor usará seus conhecimentos adquiridos no Mestrado Acadêmico em prol da educação.

Jorge Matos Brandão Filho, ou como é bastante conhecido, Professor Jota Brandão iniciou sua vida docente em 1998, quando ele, um crooner de um conjunto musical, morador de Itambé, estado da Bahia, recém-aprovado em um concurso público, deixou a Banda Shock da Bahia e passou a se dedicar à nova, magnífica e mais nobre de todas as profissões que é ser professor.

O desafio começou em uma sala mista da “Fazenda Reunidas Maravilha” na Zona Rural. Mas o professor com licenciatura em Letras com Inglês e especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa sempre sonhava em ser professor de Língua Estrangeira e a concretização desse sonho já despontava quando ele trabalhara os vocabulários em inglês para uma turminha atenta e fascinada pela novidade trazida ali por um “professor” que “falava” inglês e sabia tocar violão.

No ano de 2000, ele chegava à Zona Urbana e conquistava os colegas com a sua facilidade de fazer amigos e com uma alegria constante no rosto como “…se não houvesse amanhã”.

Na Zona Urbana ele se descobriu um desbravador de possibilidades e experimentou vários públicos discentes…

Ministrou aulas de inglês em várias escolas particulares para públicos diversos, desde a alfabetização até o Ensino Superior, passando pela EJA – Educação de Jovens e Adultos e ministrou aulas em cursinhos pré-vestibulares. Ele não parou de correr atrás do seu sonho. Fez curso de inglês em uma escola de idiomas e a cada semestre se apaixonava pelas descobertas do novo idioma e ficava fascinado quando percebia que estava tendo cada vez mais fluência na língua inglesa e praticava o idioma com os amigos estrangeiros que fazia através das redes sociais e quando viajava para o litoral da Bahia, pois ele ficava de olho e toda vez que percebia que havia um “gringo”, fazia questão de abordá-lo para iniciar uma conversação. Junto com a paixão pela Língua Inglesa aceitou o convite para ser professor de inglês da escola de idiomas CCAA na cidade de Itapetinga.

Em 2013 veio o maior desafio de todos: assumir a pasta da educação do município de Itambé como Secretário Municipal de Educação e enfrentar as dificuldades das resoluções das várias demandas da educação local. Adquiriu muita experiência e sofreu muito porque o sistema não permitia que realizasse todos os projetos. Até os mais ousados. Um deles era formar 100% da população em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Iria iniciar capacitando os professores da rede municipal de ensino do município de Itambé para serem multiplicadores formando uma segunda turma de pais de alunos e depois a população em geral.

Em 2016 assumiu a coordenação de um polo universitário na cidade de Itambé onde com muito êxito e esmero concluiu o curso e entregou para o mercado de trabalho 27 profissionais da educação licenciados em Pedagogia. Até hoje leciona e é apaixonado pela Língua Inglesa onde atuou em salas de aula das redes pública e privada, municipal e estadual, bem como em escolas de idiomas e em cursos pré-vestibulares.

Em 2018 iniciou foi aprovado em uma seleção para o curso presencial de Pós-Graduação em nível de Mestrado em Educação pelo PPGED na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e está pesquisando justamente os sujeitos bilíngues e suas singularidades que potencializam o aprendizado da Língua Inglesa.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade