O dia de hoje, 10 de outubro comemoramos não só o Dia Nacional da Guarda Civil Municipal, mas também, comemoramos os 30 anos de criação da Guarda Municipal de Itambé, que vem prestando relevantes serviços à comunidade Itambeense ao longo de sua história.
Instituída no ano de 1989, no governo do então prefeito Dirceu Carneiro, e regulamentada e regimentada em 09 de fevereiro de 2004, a Guarda Municipal de Itambé se tornou a entidade mais sólida e presente no dia dia dos munícipes, contribuindo de forma preventiva e ostensiva com a segurança do município. O efetivo, hoje, de 38 agentes altamente capacitados, atua na sede e distritos de Catolezinho e São José do Colônia.
Projeto Social Guarda Mirim – Em agosto de 2014 o município criou a Guarda Mirim, projeto socioassistencial que se tornou destaque no município, desenvolvido – a princípio – para crianças e adolescentes entre 12 a17 anos. Esse projeto foi regulamentado em 30 de junho de 2015 e editado na gestão atual.
A GCM de Itambé é referência para outros municípios da Bahia e do Brasil, com um trabalho reconhecido e respeitado por autoridades de todo país, a Guarda Civil Municipal de Itambé vem obtendo grandes resultados frente às ações promovidas na Segurança Pública do Município. Onde tem um evento ou movimento popular, a Guarda Municipal se faz presente.
Com a criação do NIPE – Núcleo de Inteligência Pesquisa e Estatística e a implantação do número de emergência 153, o serviço investigativo da GCM e Polícia Civil se tornou mais eficiente gerando bons resultados no tempo de respostas em ações conjuntas de combate aos crimes no município.
Para o comandante da Guarda Civil Municipal, CMT Gilberto Leite, a confiança que a sociedade itambeense vem ao longo dos anos depositando na Guarda Civil Municipal, é o resultado de um trabalho eficiente, qualificado e, sobretudo, compromissado com o bem-estar da população.
“A Guarda Civil vem adotando uma nova metodologia organizacional através de uma gestão estratégica. Além disso, estamos buscando a aproximação com a população, aumentando assim seu grau de confiança em nosso trabalho, uma vez que esse apoio é fundamental para identificar e priorizar a resolutividade dos problemas”. ressaltou o comandante. // Conteúdo Blog itambé Agora