Início Bahia Palestra de prevenção ao suicídio é realizada pela 8ªCIPM em Itapetinga

Palestra de prevenção ao suicídio é realizada pela 8ªCIPM em Itapetinga

Por Reginaldo Spínola

Diante de vários casos recentes a nível nacional e aproveitando o ensejo do “Setembro Amarelo”, a 8ª CIPM/Itapetinga realizou nesta quinta (03/10) a palestra “Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida”. Ministrada para a tropa pelo Psicólogo da Prefeitura de Itapetinga, Luciano Viana de Carvalho, a discussão evidenciou a importância de se conhecer melhor este “impulso de desespero” para que possa ser evitado.

Foi alertado que comportamentos como a mudança repentina de humor, irritabilidade persistente, ansiedade sem causa aparente, insônia ou sono em demasia, falta ou excesso de fome, dentre outros, são sinais de que pode ser necessário a procura de uma ajuda especializada. A atenção, o apoio dos colegas, assim como tratar este assunto de forma não preconceituosa pode ajudar bastante no auxílio das pessoas que porventura podem estar precisando de um acompanhamento psicológico.

“O suicídio é um tema tabu! E, ele só deixa de ser tabu quando procuramos nos informar melhor sobre ele, conhecer esse tema afundo, para que possamos combatê-lo”, ressaltou o Psicólogo. Luciano também informou que Centro de Valorização da Vida, que funciona 24h através número de telefone 188, atende e ajuda pessoas que estão querendo cometer esse impulso.

A palestra é mais uma atividade de comprometimento e preocupação constante da Companhia com o seu efetivo. O Major Horta também salientou que na região sudoeste existe um acompanhamento psicológico que pode ser feito aos policiais através do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, em Vitória da Conquista, e que ele está à disposição para auxiliar os policiais que precisarem destes serviços específicos.

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade