Início Bahia Comunidade Católica comemora o dia de São Sebastião, Padroeiro de Itambé

Comunidade Católica comemora o dia de São Sebastião, Padroeiro de Itambé

Por Reginaldo Spínola

A Comunidade Católica está em festa hoje, segunda-feira, dia 20, em Itambé em comemoração ao dia do Padroeiro da cidade, São Sebastião. Esse ano de 2020, a festa tem como tema principal: “São Sebastião e as Bem Aventuranças”.

As comemorações iniciaram no dia 11 de janeiro, com a abertura do Novenário, em Honra a São Sebastião, que vem crescendo em devoção, fé e brilho, organizada e elaborada pelo Pároco local Pe. Alessandro Nonato Mendonça.

A comunidade foi chamada a refletir sobre o valor da humildade. Nesse sentido, a vida do mártir São Sebastião é exemplo para os cristãos. Além disso, o tema convergiu para aquilo que prega o Papa Francisco que diz: “Não há humildade sem humilhação”.

São Sebastião foi soldado romano, que para defender a sua fé em Cristo, se humilhou diante da truculência do Império de Roma. Seguimos, portanto, o exemplo do Padroeiro de Itambé, em nome da verdadeira fé em Jesus.

Confira como foi a programação do Novenário em Honra a São Sebastião

Primeira noite do Novenário em Honra a São Sebastião – Tema “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. (Mt. 5,3)

A noite começou com a Procissão saindo da Capela de São Paulo Apóstolo. A celebração eucarística foi presidida pelo filho da terra, o nosso Padre Valmir Neves, da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz de Vitória da Conquista.

Segunda noite do Novenário de São Sebastião – Tema: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”. (Mt. 5,4). Celebrante o Diretor Provincial da Sociedade das Divinas Vocações, Pe. José Carlos Lima. Confira o convite dele!

Terceira noite do Novenário em Honra a São Sebastião – Tema: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mt. 5,3). Celebrante Pe. Danillo Pacheco, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Quarta noite do Novenário de São Sebastião – Tema: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos”. (Mt. 5,6). Celebrante Pe. Ednilton Oliveira, da Paróquia Santo Antônio de Itarantim.

Quinta noite do Novenário de São Sebastião – Tema “bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão a misericórdia”. Celebrante da quinta noite do Novenário de São Sebastião foi o Pe. Rosenildo Pereira, Vigário do Vicariato São João.

Sexta noite do Novenário de São Sebastião – Tema: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mt. 5,8). Celebrante: Vigário Paroquial, Pe. Eudete Teixeira.

Sétima noite do Novenário de São Sebastião – Tema: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. Celebrante: Vigário Paroquial, Pe. Juracy Mardem Mendes.

Oitava noite do Novenário de São Sebastião – Tema: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mt. 5,10). Celebrante: Pe. Zenilton Dias, da Paróquia de São Miguel, Vitória da Conquista.

Nona e última noite do Novenário de São Sebastião – Tema: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentindo disserem todo mal contra vós por minha causa”. Celebrante Pe. Alessandro Mendonça, Pároco da Paróquia de São Sebastião.

Na manhã de domingo, (19), como parte da programação da festa de São Sebastião, aconteceu a tradicional cavalga pelas ruas da cidade. Com a participação de cavaleiros e amazonas, a 7ª edição da cavalgada de São Sebastião desfilou pelas principais ruas, passando por todos os bairros da cidade. Os cavaleiros se sentiram honrados em participar deste ato em devoção ao protetor do nosso município.

Hoje, segunda-feira (20), dia principal das comemorações, a programação se deu início às 6:00h, com uma alvorada pela cidade anunciando o grande dia.

As 09:00h da manhã foi realizada a Santa Missa em Honra a São Sebastião, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes. A Igreja Matriz mais uma vez ficou lotada de fiéis para a celebração do Mártir São Sebastião.

À noite, fiéis da cidade e região se reunirão no entorno da Igreja Matriz para o tradicional desfile das Comunidades de Base Eclesiásticas da sede, distritos e povoados de Itambé. Em seguida acontece o momento mais emocionante da grande festa católica, que é a Benção do Santíssimo Sacramento, que tradicionalmente acontece nas escadarias da Igreja Matriz.

A Procissão de São Sebastião, em Itambé, é uma das maiores manifestações de fé existentes na Região Sudoeste e uma das mais fortes expressões culturais do município.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade