A Prefeitura de Itambé informa que, após avaliar, junto ao Gabinete de Emergência em Saúde Pública, a atuação das barreiras sanitárias desde a sua implantação até presente data, foi constatada a necessidade de suspendê-las neste momento, por questões de planejamento e mudanças de estratégia.
As barreiras, sem dúvida, cumpriram o seu papel e colaboraram de forma efetiva para retardar a entrada do vírus no município. Porém, atualmente, foi observado que essa forma de controle não apresenta a mesma funcionalidade de antes, uma vez que o quadro epidemiológico do município mudou, ou seja, já temos a circulação comunitária do vírus.
A partir de agora, os investimentos nas barreiras serão remanejados para novas estratégias ajustadas ao quadro atual, como a desinfecção de vias públicas na sede e distritos; intensificação do monitoramento dos casos suspeitos e confirmados; fortalecimento do atendimento na Unidade Municipal de Referência de Combate à Covid-19; aquisição de mais EPI’s; entre outras iniciativas.
A Prefeitura seguirá no combate com a mesma força de sempre, atuando com compromisso e responsabilidade, priorizando a saúde coletiva e a vida de cada munícipe. Precisamos continuar contando com o apoio de toda população.
Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Itambé
