Início Bahia PF deflagra operação contra fraudes no uso de recursos contra Covid-19 na Bahia e outros oito estados

PF deflagra operação contra fraudes no uso de recursos contra Covid-19 na Bahia e outros oito estados

Por Reginaldo Spínola

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta (13) nova operação contra fraudes em licitações de insumos e equipamentos destinados ao combate do novo coronavírus em Roraima.

Pelo menos 150 agentes cumprem 36 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em oito estados: Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Roraima e Santa Catarina.

A investigação apura se um ex-secretário de saúde de Roraima teria atuado junto a um deputado estadual em exercício e um ex-deputado estadual para fraudar as licitações, privilegiando empresas que faziam parte do esquema. Pelo menos R$ 50 milhões teriam sido destinados de forma irregular.

O grupo teria se aproveitado da pandemia do novo coronavírus e da possibilidade de contratação direta por dispensa em licitação prevista na Lei 13.979, de fevereiro deste ano, na MP (Medida Provisória), de março de 2020, que alteram as regras para compra de bens e insumos durante a pandemia.

”A Controladoria-Geral da União, que tem auxiliado as investigações, identificou diversos indícios da prática de sobrepreço e de irregularidades nas contratações e nos pagamentos. Além disso, também foi diagnosticada pela CGU uma falta de transparência na execução dos recursos federais destinados à Roraima, o que dificulta a própria fiscalização dos gastos”, diz nota da Polícia Federal. A operação, chamada de Vírion, faz referência ao estágio em que um vírus pode infectar.

Com informações da Folha de SP

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade