A família do itambeense Israel de Oliveira Santos, de 27 anos, moradora na Rua Josefina Ferraz, 131, vive um drama desde que descobriu que o jovem tinha um grave problema de saúde quando ainda adolescente.
Desde os 13 anos, Israel sofre com a diabetes (tipo 2) e, com o avanço da doença, outros problemas como insuficiência renal crônica (condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas), resultaram com a perda total da visão do olho esquerdo e perda parcial da visão do olho direito, além da amputação parte do pé esquerdo.
A dificuldade maior da família é custear o tratamento para deter a cegueira que está tomando conta do olho esquerdo de Israel. Pra continuar enxergando, mesmo apenas com um olho e de forma turva, o jovem passou por várias sessões de fotocoagulação nos dois olhos – um tipo de laserterapia que utiliza raios laser através da pupila.
Também, desde o ano de 2019, Israel vem se submetendo a várias sessões de aplicação de injeção intravítrea de antiangiogênico (medicação aplicada diretamente no vítreo, região interna e posterior do olho), tratamento feito a cada três meses. Cada sessão custa de R$ 1.700,00. A última aplicação aconteceu no início de novembro 2020. Na ocasião, Israel contou com doações de amigos e de pessoas que se sensibilizaram com o problema dele. Só que nessa última sessão, o médico detectou um tipo de derrame no fundo do olho e informou a necessidade de nova sessão com um mês depois, e esse prazo venceu há 10 dias. Lutando contra o tempo para continuar enxergando, mesmo com baixa capacidade em um olho somente, Israel busca ajuda de todos.
A mãe de Israel, Dona Maria Gonçalves de Oliveira, conta que é aposentada, mas devido a empréstimos tomados para cuidar da saúde de Israel, a renda familiar ficou bem baixa e não cobre o tratamento.
Israel também faz hemodiálise em Vitória da Conquista, por três sessões por semana, devido à insuficiência renal crônica que adquiriu. Esse procedimento só poderá ser suspenso com transplante do órgão. Nesse caso, a prefeitura está dando o suporte necessário, com o transporte até a cidade vizinha.
Sensibilizado com a situação de Israel, o advogado Dr. Thadeu Oliveira Pereira impetrou Ação Cível na Justiça Federal, no início de 2020, responsabilizando a União, Estado e Município pela situação de Israel. Na ocasião, Israel obteve êxito na Justiça e conseguiu que o Estado lhe fornecesse, em recurso, um valor equivalente a 3 meses de tratamento, mas esse recurso já acabou, pois, também, foi usado para tratar um grave problema no estômago de Israel, que lhe causava dores intensas e vômitos.
Se você quer ajudar Israel, entre em contato com Israel, pelo número (77) 99945-6281. Ou através do blog Itambé Agora, pelo WhatsApp (77) 99965-3878
Conta para doação: AG: 4656 – CAIXA / Conta – 1563-6 / Op – 013
