Início Brasil Mais da metade dos alunos não compareceram no 2º dia do ENEM

Mais da metade dos alunos não compareceram no 2º dia do ENEM

Por Reginaldo Spínola

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, apresentou um balanço do segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste domingo (24) em uma coletiva de imprensa em Brasília.

“Tudo correu com tranquilidade, sem complicações”, afirmou Lopes. No entanto, a abstenção neste segundo domingo foi de 55,3% — 2,4 milhões de estudantes realizaram a prova neste domingo, segundo o Inep. Um recorde na história do exame e superando o primeiro dia.

Para esta edição do Enem,  5,7 milhões de estudantes se inscreveram, mas apenas 2,8 milhões participaram do primeiro dia de prova, no domingo passado (17). O exame, realizado em meio a pandemia de coronavírus, teve índice de abstenção de 51,5%. O recorde até então havia sido em 2009, quando 37,7% dos inscritos não realizaram as provas.

Esse número exclui os candidatos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia (Espigão d’Oeste e Rolim de Moura), que tiveram as provas adiadas devido à pandemia.

Com relação ao número de abstenção, o presidente do Inep afirmou “que cabe ao Inep dar a oportunidade a todos fazerem o Enem, o número foi maior que o esperado, mas prefiro olhar o copo meio cheio, 2,4 milhões fizeram a prova e isso é uma vitória.”

Ainda, de acordo com o presidente do Inep, mais de 13 mil estudantes já tiveram pedido aceito para fazer a reaplicação da prova devido a doença infectocontagiosa. Os demais estudantes devem acessar o sistema amanhã para fazer o pedido de reaplicação.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade