A Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, recebeu a construção de oito tanques de piscicultura para berçário de alevinos. O projeto está sendo instalado no Centro Social Urbano (CSU) e vai permitir que a agricultura familiar diversifique a sua matriz produtiva criando mais uma alternativa de renda.
Orçado em aproximadamente R$ 750 mil, a iniciativa é fruto de um investimento do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI).
A iniciativa tem parceria com o Projeto Produzir para Inserir (PROINSER), e vai contemplar, em sua fase inicial, famílias resgatadas pela Polícia Federal, de fazendas da região e do município, oriundas do trabalho análogo à escravidão.
Conforme o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Bruno Lopes, também serão instalados no Município um galpão de horticultura hidropônica e fruticultura e um projeto de irrigação sustentável com energia solar, através de painéis fotovoltaicos. Esses equipamentos serão utilizados para fornecer a energia para bomba que impulsiona a água para a irrigação por gotejamento.
Para coordenadora do CSU, Letícia Chiachio, incentivar a piscicultura e outras atividades é criar novas oportunidades para o desenvolvimento econômico local e a geração de renda das comunidades rurais, por isso, ela afirma que espaço do CSU está à disposição para agregar os novos projetos da Secretaria Municipal de Agricultura.
Fonte: ASCOM/PMI