Para efetuar o cadastro, estão convocados os profissionais da música, teatro e circo, dança, capoeira, locução e rádio, desenho, pintura e grafitismo, escultura, artesanato, literatura, comunidades tradicionais, contação de histórias e “causos”, cultura popular, culinária e gastronomia, fotografia, stand up e performance, arte digital, design e audiovisual.
De acordo com o diretor de Cultura, Jota Brandão, o Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura e Espaços Culturais é um banco de dados digital que visa aproximar, de forma democrática, os profissionais do setor, atendendo aos princípios da oportunidade, conveniência, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade, isonomia e economicidade; valorizando, acima de tudo, a fomentação da cultura local.
Ainda conforme o diretor, os cadastros nos distritos e na zona rural serão feitos na própria localidade, mediante uma visita que será agendada e informada pela Diretoria de Cultura e Turismo.
O cadastro não cria vínculo ou obrigação de contratação de qualquer natureza por parte da Prefeitura Municipal de Itambé e não impede a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de realizar contratações de artistas não cadastrados para atendimento de necessidades específicas dentro das diretrizes e metas traçadas. // Ascom PMI