Início Educação Secretaria de Educação realiza reuniões para construção do protocolo de retorno das atividades escolares

Secretaria de Educação realiza reuniões para construção do protocolo de retorno das atividades escolares

Por Reginaldo Spínola
0 Comentário

Em consonância com o lema “Educação: compromisso de todos”, a Secretaria Municipal de Educação tem convocado os mais diferentes segmentos da sociedade civil para discutir e construir o protocolo de retorno das atividades escolares. Representantes de escolas públicas e privadas, líderes sindicais, professores, além de membros das secretarias de Assistência Social e Saúde têm ajudado na elaboração do documento.

Atualmente, o município de Itambé vem desenvolvendo as atividades curriculares em regime especial. Nesse modelo, as atividades escolares são realizadas nos domicílios dos estudantes, com a possibilidade da inclusão de ferramentas de ensino, de suporte digital ou não digital.

Com a chegada da vacina e a esperança da vacinação em massa, a Secretaria de Educação sentiu a necessidade de pensar em estratégias que possam ampliar o direito à aprendizagem, mas respeitando, primordialmente, as medidas sanitárias de saúde e os diferentes contextos e realidades.

O documento está sendo organizado com base em orientações indicadas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Saúde. Governo do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Saúde e busca garantir a segurança da comunidade escolar nos aspectos de higiene, saúde e prevenção da COVID-19.

O protocolo é baseado em três eixos fundamentais: biossegurança, cognitivo e nas diretrizes gerais de funcionamento das escolas. Os eixos ressaltam os cuidados que a comunidade escolar deve tomar quanto à utilização do transporte escolar, dos espaços comuns das escolas, estabelece orientações de higiene e limpeza ambiental.

Além disso, considerando os danos à aprendizagem provocados pela pandemia, o documento pontua os procedimentos pedagógicos que devem ser adotados com vistas a garantir a recuperação da aprendizagem.

Outro ponto destacado pelo protocolo diz respeito à implantação do ensino híbrido, com a combinação de aulas presenciais e virtuais, em regime de rodízio.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Mailza Soares, ainda não há previsão para o retorno das atividades curriculares de forma presencial. Ela ressalta que isso vai depender das condições sanitárias e de saúde referentes à pandemia da Covid-19. “Mesmo entendendo a educação como serviço essencial, nosso foco primordial é o cuidado com a vida”, defende.

O protocolo de retomada das atividades curriculares deverá ser apresentado em breve para conhecimento da comunidade. // Ascom PMI

Itambeagora@gmail.com
0 Comentário
0

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade