Uma baleia foi encontrada morta, nesta quinta (20), após encalhar na Praia do Espelho, Trancoso, distrito de Porto Seguro. Uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente isolou a área onde estava o corpo da baleia e acionou o Instituto Jubarte para acompanhar os procedimentos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, não foi possível identificar a espécie do animal, que apresentava ossos esponjosos e características de baleia juvenil, que tinha 5 metros e 65 centímetros. Especialistas do Instituto Jubarte avaliaram que a baleia era maior que a espécie minke e semelhante à baleia-fin, espécie da qual não se tem notícia de encalhe na região.
“De acordo com exame externo, o animal estava passando por um processo convalescente crônico, devido às mordeduras de tubarão-charuto e tinha emagrecimento aparente”, informa a Secretaria de Meio Ambiente. Após a coleta do material, o animal foi enterrado em área acima do preamar, com o apoio de servidores municipais da Secretaria de Serviços Públicos e da Administração Distrital de Trancoso. // Pimenta.blog