Início Bahia Covid-19: Prefeitura de Jequié confirma transmissão comunitária da variante P.1. de Manaus

Covid-19: Prefeitura de Jequié confirma transmissão comunitária da variante P.1. de Manaus

Por Reginaldo Spínola

A Prefeitura de Jequié confirmou a variante P.1 de Manaus no município. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de saúde na quinta-feira (8).

De acordo com o comunicado, a Vigilância Epidemiológica Municipal recebeu comunicado do Núcleo Regional de Saúde Sul-Jequié, sobre a detecção pelo LACEN/BA de variante de atenção SARS-CoV-2 em Jequié, em amostra de secreção naso-faríngea de caso novo de Covid 19 notificado em  Junho/2021.

A Vigilância sanitária de Jequié explicou que a variante P.1 – “de Manaus” identificada, demanda atenção especial do Poder Público e da população em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e maior gravidade do quadro clínico da Covid 19.

Ainda ressaltou a necessidade de intensificação de ações de educação e comunicação em saúde, destinadas a orientar a população sobre prevenção e controle do Covid 19, como: utilização de máscaras, etiqueta respiratória, higiene das mãos, distanciamento social e, em caso de sintoma, procurar unidade de saúde para avaliação clínico/testagem e quarentena.

Por fim, foi recomendado que a circulação não essencial de pessoas seja evitada, a fim de conter a propagação viral rápida dessa nova variante, haja vista a possibilidade de que a transmissão comunitária da P.1. já esteja estabelecida no município.

Além de Jequié, mais 29 municípios de diferentes regiões do estado, sendo que quase metade dos casos necessitou de hospitalização e mais da metade destes evoluíram para óbito (Comunicado de Alerta SESAB/SUVISA/CIEVS n.º 08 de 04/05/2021). A variante B.1.1.7 – “do Reino Unido” também foi identificada em cinco municípios de diferentes regiões da Bahia, de acordo com o LACEN/BAHIA.

Veja aqui o comunicado na íntegra.

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade