Na manhã desta sexta-feira (17), técnicos das Secretarias de Saúde e de Assistência Social de Itambé, juntamente com profissionais da Proteção Social Especial (PSE), participaram de uma entrevista na Rádio Comunitária Luz FM. A iniciativa fez parte da programação alusiva ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização pela valorização da vida e prevenção ao suicídio.
A entrevista contou com a participação do coordenador da PSE, Francisco Lopes Júnior; da psicóloga do CAPS, Rose Ferreira; do psicanalista clínico e psicólogo Dr. Mário Augusto Eccher; do coordenador e da psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Daniel Vilarinho e Caíssa Cotrim.
A apresentação abordou, entre outros assuntos, a necessidade da identificação precoce do problema ou causa do sofrimento que possa levar um individuo ao suicídio, além de discutir a importância do respeito, do acolhimento e da atuação da família
Na oportunidade, os profissionais também falaram sobre o papel do serviço público de saúde no tratamento e acompanhamento de pacientes, destacando que, no município de Itambé, a Saúde Mental tem sido priorizada através do trabalho e compromisso da equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Além da entrevista, ainda como parte da programação referente ao Setembro Amarelo, os equipamentos sociais e de saúde estão realizando mobilizações intensas durante todo mês. Na última quinta (16), a PSE promoveu uma palestra com a presença dos profissionais da área da Saúde e Assistência Social. O objetivo da ação foi abrir espaço para debates e alertar a população sobre a necessidade de discutir o assunto. // Ascom PMI