
Um dos compromissos da atual gestão é investir na área socioeducativa, assegurando novas oportunidades para o aprimoramento físico e intelectual de crianças e adolescentes. E, fortalecendo esse propósito, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Assistência Social, implantou recentemente oficinas de jiu-jitsu no CRAS Felipe Achy e CRAS Sidney Pereira de Almeida, através da equipe Black Belt. Com o sucesso recente das oficínas, na próxima semana o CRAS Hildete Brito receberá o projeto.
Ministradas pelo professor faixa preta de jiu-jitsu, Wedson Veiga, as aulas representam uma ferramenta para o desenvolvimento da educação, esporte, saúde e lazer. De acordo com o professor, as crianças aprendem no tatame a fazer novas amizades, criam autoconfiança e aprendem a se impor com personalidade e respeito, fortalecendo a disciplina no âmbito familiar e em outras áreas.
Atuando há quatro anos em Itambé, por meio de projetos sociais, a Equipe Black Belt tem a intenção de formar cidadãos responsáveis e descobrir novos talentos. De acordo com a Equipe, o resultado já pode ser percebido. Várias crianças, jovens e adultos da cidade vêm participando de campeonatos regionais, estaduais, nacionais e mundiais, e conquistando inúmeras medalhas para o município.
Conforme o prefeito Candinho Araújo, o Município está atuando em vários projetos para o fortalecimento dos vínculos sociais, que priorizam o acompanhamento integral das famílias. Para ele, dentro do propósito atual da Assistência Social, o esporte atua no desenvolvimento de valores e disciplina para crianças e jovens, além de estimular respeito e espírito de equipe. // Ascom PMI
