Início Covid-19 Em entrevista, diretora da Vigilância Epidemiológica faz balanço da Covid-19 e destaca importância da vacinação

Em entrevista, diretora da Vigilância Epidemiológica faz balanço da Covid-19 e destaca importância da vacinação

Por Reginaldo Spínola

Na manhã desta quarta-feira (10), a diretora da Vigilância Epidemiológica do Município de Itambé, Ercélia Batista, participou de uma entrevista ao vivo na Rádio Comunitária Luz FM. O momento teve como objetivo apresentar uma análise da pandemia no Município e alertar a população sobre a importância da vacinação e das medidas de combate.

A diretora iniciou o bate-papo avaliando o quadro atual da Covid-19. De acordo com ela, os casos estão estabilidade. Em agosto e setembro, o Município apresentou uma queda acentuada no número de casos positivos, no entanto houve um aumento em outubro.

Conforme a diretora, o Boletim Epidemiológico, divulgado na última terça (09), aponta 04 ativos, 1.964 casos curados, 16 monitorados, com 09 pessoas aguardando resultado e 03 aguardando coleta. Ainda segundo Ercélia, nenhum dos casos ativos é grave e ninguém se encontra internado. Além disso, ela lembrou que, no dia 19 de novembro, o Município completará 5 meses sem caso de óbito.

A diretora acredita que o aparecimento de novos casos seja reflexo do descuido de algumas pessoas. “Ainda existe uma parcela da população que resiste em adotar algumas medidas de prevenção. Percebemos a redução da adesão à máscara. Além disso, as medidas sanitárias estão deixando de fazer parte do dia-a-dia das pessoas. Isso não pode acontecer. Mesmo vacinados, os cuidados devem continuar”, alertou da diretora.

Dando seguimento à entrevista, Ercélia falou sobre o andamento da vacinação em Itambé. De acordo com ela, 85% da população do Município já tomou a primeira dose, mais de 70% já tomou a segunda dose e a aplicação da dose de reforço segue avançando. “A população tem comparecido e está de parabéns”, comemorou a diretora, completando: “Quero destacar a participação positiva dos adolescentes. Das 2.300 pessoas de 12 a 17 anos cadastradas no Município, 1.700 foram vacinadas até ontem”.

Na oportunidade, a diretora pediu que a comunidade continue se protegendo e apoiando o trabalho dos profissionais de saúde. “A população é a peça-chave para o sucesso do combate à pandemia. Por isso pedimos a todos que reforcem os cuidados, obedeçam aos protocolos de saúde, lavem as mãos, usem álcool em gel e máscara no seu dia-a-dia. Precisamos entender que esse é o novo normal. Não podemos deixar que o número de casos cresça novamente. A pandemia não acabou”, advertiu.

Ainda no encontro, a Ercélia ressaltou que toda equipe da Vigilância em Saúde continuará atuando firme no combate, reforçando sempre a fiscalização, o atendimento a população, o monitoramento dos casos, as ações de testagem e, sobretudo, buscando fortalecer diariamente à Campanha de Vacinação. E, finalizando a entrevista, ela elogiou a participação dos ouvintes e agradeceu ao secretário de Saúde, ao prefeito municipal, aos profissionais de saúde, de fiscalização e de segurança envolvidos no combate à pandemia.

“O nosso trabalho tem avançado porque temos uma equipe coesa e uma gestão compromissada. Agradeço ao secretário Valdeci e ao prefeito Candinho pela credibilidade e pelos investimentos em estrutura, contração de profissionais e aquisição de testes. Agradeço aos profissionais de saúde que são incansáveis nessa luta, e à Guarda Municipal e à Polícia Militar que têm sido fundamentais para o sucesso do nosso trabalho. Estamos sempre à disposição da população para qualquer esclarecimento”, finalizou Ercélia.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade