Início Bahia UEMC Gilberto Viana realiza Projeto “Consciência Negra: Respeito não tem cor, tem consciência”

UEMC Gilberto Viana realiza Projeto “Consciência Negra: Respeito não tem cor, tem consciência”

Por Reginaldo Spínola

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente no dia 20 de novembro, a Unidade Escolar Municipal Conveniada (UEMC) Gilberto Viana está realizando, entre os dias 24 e 26 de novembro, o Projeto “Consciência Negra: Respeito não tem cor, tem consciência”.

A abertura da ação aconteceu na última quarta-feira (24), e contou com a presença da Secretária de Educação Mailza Soares, além de alunos, professores, funcionários e coordenadores municipais da Secretaria de Educação. A programação foi iniciada com uma exposição cultural e apresentação artística, seguida da palestra ministrada pelo Mestre em Zoologia, Josemar Mendes, que abordou de forma consistente a temática do projeto.

As atividades seguem nesta quinta-feira (25), com apresentação cultural e uma palestra que será ministrada pela Dra. Raiane Lima, cujo tema central questionará: “Como podemos vencer o preconceito?”. A culminância do projeto está marcada para sexta-feira (26), a partir das 8h.

De acordo com a diretora da UEMC Gilberto Viana, Marbely Mendes, o objetivo da iniciativa é despertar entre os estudantes e demais membros da comunidade escolar uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a influência dos povos africanos na formação cultural do país.

O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro. A data comemorativa foi criada em 2003, até ser oficialmente instituída em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Ela coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade. // Ascom PMI

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade