
Em virtude das chuvas intensas que vem caindo em Itambé, na manhã desta quinta-feira (09), a equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) realizou uma vistoria técnica nas principais áreas afetadas na sede do Município e em inúmeras residências que tiveram a sua estrutura comprometida.
A inspeção foi antecedida por uma reunião entre a coordenadora da Defesa Civil Taise de Oliveira e o prefeito Candinho Araújo, que contou ainda com a presença o vice-prefeito e secretário de Agricultura Bruno Lopes, do Secretário de Administração Elber Barreto, do vereador Adailson Pinheiro (Dai), além das equipes de Projetos e Convênios, Estradas e Rodagens, e de Engenharia e Obras.
A visita de campo foi acompanhada de perto pelo vice-prefeito, pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e pela equipe do Departamento de Obras e Urbanismo. Entre os locais vistoriados estiveram ruas do centro e residências do Bairro Maria Baiana, sobretudo na localidade conhecida como Riacho do Barro, além dos bairros Durvalina Andrade e Felipe Achy.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, a visita do órgão tem como objetivo prestar ações de socorro e assistenciais, recuperativas ou reconstrutivas, buscando minimizar os prejuízos e assegurar a vida humana. Ainda conforme Taise, a inspeção comprovou que o Município sofreu o impacto das chuvas, onde famílias em vulnerabilidade social foram afetadas, muitas ficando desalojadas, sendo amparadas pelas ações emergenciais desenvolvidas pela Prefeitura.
A coordenadora da Defesa Civil informou ainda que, após essa avaliação, o Município vai concluir o envio de dados ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, que é uma plataforma do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e também irá encaminhar o Decreto Municipal de Situação de Emergência para a homologação do Governo do Estado.
Na oportunidade, o vice-prefeito Bruno Lopes avaliou o cenário atual e agradeceu o apoio da Defesa Civil. “Estamos avançando no trabalho de suporte às famílias afetadas. Vejo a responsabilidade e o compromisso da Defesa Civil por estar completamente atenta às necessidades da nossa população. Fizemos a inspeção, mostramos a regiões que sofreram maior impacto, a fim de oferecer o mínimo de conforto às famílias desabrigadas. O nosso compromisso é com o povo e a nossa responsabilidade agora é nossa, em conjunto com a Defesa Civil”, destacou Bruno.
Na tarde desta quinta (09), a Defesa Civil e as equipes das Secretarias Municipais envolvidas estarão realizando a inspeção técnica na zona rural, vistoriando estradas, pontes e avaliando as habitações comprometidas. // Ascom PMI
