O município de Itambé está passando pelo pior momento da sua história. Os fatos ocorridos nas últimas 48 horas vão ficar marcados para sempre nas mentes dos moradores que passaram por momentos de medo, angustia, e hoje, domingo (26), contabilizando perdas ocasionadas pela maior enchente do Rio Verruga, na história, que já foi registrada na cidade.
Segundo apurou o Itambé Agora, o nível do Rio Verruga subiu mais 8 metros resultando em inundação rápida em todas as ruas próximas rio. Em alguns pontos, como a Rua Nolil Lima (Rua dos Artístas), a inundação chegou a quase dois metros nas residências. Levantamentos oficiais apontam que somente nessa rua, cerca de 17 casas foram destruídas completamente ou parcialmente. Segundo dados não oficiais, até o momento cerda de 60 casas foram destruídas.
Na manhã de hoje, domingo, o nível do rio baixou o suficiente para tornar transitável as ruas afetadas. O resultado que ficou foi um cenário chocante de destruição, com muita lama em todas ruas. Com isso, os moradores iniciaram um mutirão pra recuperarem o máximo de pertences, mas pouco restou. Por toda parte se vê nas calçadas, pertences pessoais e moveis destruídos.
Muitas famílias desoladas e incrédulas com a situação tentam buscar forças para recomeçarem do zero, já que perderam tudo.
O blog Itambé Agora percorreu os pontos que foram inundados para registrar os danos na cidade; confira as imagens: