Início Bahia Município de Itambé promove encontros para fortalecer a participação social de adolescentes no Selo Unicef

Município de Itambé promove encontros para fortalecer a participação social de adolescentes no Selo Unicef

Por Reginaldo Spínola

A Prefeitura de Itambé realizou nesta quinta-feira (24) uma mobilização sobre o Selo Unicef – Edição 2021/2024, cuja adesão do Município de Itambé foi efetivada no último ano.

Os encontros aconteceram no CREAS Maria Felix, realizado pelo CRAS Hildete Brito e no CRAS Felipe Achy, contando com a participação de usuários e equipe técnica da Secretaria de Assistência Social. O objetivo das reuniões foi dar início à construção do Plano de Participação Cidadã dos Adolescentes, através do Núcleo de Cidadania e Adolescentes (NUCA).

No CRAS do Felipe Achy a roda de conversas contou com exposições de Fabrícia Gusmão e Suilan Ramos, coordenador da Unidade de Saúde do Felipe Achy. Já no CREAS Maria Felix, os debates foram ministrados por Celina Oliveira, representando o Conselho Municipal dos Direitos da  Criança e do Adolescente – CMDCA e Derneval Brito (Dé Maratonista), que abordou sobre a importância prática do esporte para crianças e adolescentes. A ação contou com a participação de membros do Conselho Tutelar e da Guarda Civil Municipal.

Durante a manhã, a Secretaria Municipal de Educação também realizou uma reunião no Colégio Polivalente de Itambé, com a presença de estudantes e educadores, visando a implantação do NUCA.

Na oportunidade, foi colocada em pauta uma das temáticas recomendadas pelo Unicef, que é a prevenção à gravidez na adolescência. As orientações apresentadas na roda de conversa foram ministradas pela médica do Programa Saúde da Família, Dra. Tatiane Ferreira, sob a mediação dos coordenadores técnicos da Educação, Beatriz Oliveira e Luiz Pedro Passos.

Nos próximos dias, as Secretarias de Educação, Social e Saúde vão dar seguimento às reuniões setoriais, como parte das ações preparatórias para o I Fórum Municipal do Selo Unicef.

Selo Unice

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes.

Confira a composição da equipe intersetorial do Selo Unicef em Itambé:

Articuladora municipal do Selo Unicef em Itambé: Mailza Nunes, Secretária de Municipal de Educação.

Mobilizadores dos jovens e adolescentes:

  • Luis Pedro Passos, Coordenador de Projetos da Secretaria de Educação;
  • Carla Oliveira, Assistente Social na Secretaria Municipal de Assistência Social;
  • Celina Oliveira, Assistente Social e integrante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente;
  • Mônica Vilarinho, Coordenadora da Vigilância Sanitária na Secretaria Municipal de Saúde.
Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade