No próximo dia 21 de julho às 19:30, a Livraria Nobel, em Conquista, vai sediar o lançamento do livro “Na sombra do tempo”, da jovem escritora Francielle Cerqueira. Dividida em quatro capítulos, a obra reúne vinte e nove poemas, escritos entre os anos de 2020 e 2021. Nos textos selecionados, o eu-lírico tem uma forte tendência a valorizar a questão do tempo na perspectiva de conformar ou confrontar suas impressões cínicas, melancólicas ou entusiásticas.
De acordo com a escritora, “é nesse sentido que se percebe, em cada poema, a sombra do tempo recair sobre a consciência dos personagens, como forma de angustiá-los ou confortá-los, a depender das circunstâncias apresentadas”. Cerqueira ressalta que a sombra do tempo impulsiona a construção de variados sentimentos em nosso interior, mas consegue também servir como um instrumento para a interpretação de costumes e crenças que algumas vezes nos libertam e outras tantas nos aprisionam.
Ao longo do livro, quem lê poderá mergulhar no universo do eu-lírico, ao mesmo tempo em que pode assumir este lugar e ser carregado pelas emoções, a exemplo da alegria e da saudade. Ou ser transportado para dentro de situações e lugares que emergem nos versos como possibilidade do leitor se apropriar de um cotidiano que pode ser o dele. “O livro centra-se em uma noção de tempo, mas que não consegue se desvencilhar da noção de lugar, por entendermos que são dois elementos que ajudam a fundar e compreender quem somos”, esclarece Cerqueira.
Na sombra do tempo é a estreia da jovem Francielle Cerqueira nas Letras. Natural de Itambé, desde a infância as rimas, as histórias do povo e dos lugares, chamam a atenção da escritora que, aos sete anos, teve os primeiros contatos com os clássicos da literatura nacional, como Olavo de Bilac e Cora Carolina. Começou a escrever ainda pequena, de forma despretensiosa. Na adolescência, o gosto pela escrita foi deixado de lado, sendo resgatado nos últimos anos. Foi quando, Cerqueira se reconheceu: “enquanto escrevia esses poemas me dei conta de que aquela criança sabia mais da mulher que eu seria do que a adolescente que fui”.
Para ela, o lançamento do seu primeiro livro será a concretização de um ofício, que nasceu antes, de forma silenciosa, mas que agora, se torna oficial. Porém, este não deve ser o último: “quero seguir contando histórias, me aperfeiçoando e me prestando a isso”. Uma escolha que ela sabe não ser a das mais fáceis, tendo em vista a desvalorização às artes e à cultura no Brasil. “Sei que há grande menosprezo à literatura e, em especial, aos poemas, mas isso não deve ser empecilho a quem reconhece o seu valor e espera pelo leitor atento e curioso, que está com o livro em mãos”.
O que: Lançamento do Livro “Na sombra do tempo”
Quando: 21 de julho às 19:30
Onde: Livraria Nobel. Centro Empresarial Maria Helena, Av. Otávio Santos, 207 – Recreio, Vitória da Conquista – BA.
Você se interessou pela obra? O livro já pode ser adquirido através desse link: https://www.autografia.com.br/produto/na-sombra-do-tempo-poemas/
