Na última quarta-feira (17), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou, em Itambé, duas reuniões com o objetivo de apresentar a elaboração do Projeto para Implantação do Sistema de Tratamento do Esgotamento Sanitário na sede do Município. A reunião foi conduzida por João Paulo Costa Freitas e Micheline Ventura Coutinho, ambos assistentes sociais que representam a Embasa, eles estão à frente dos estudos que estão em andamento em Itambé.
O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O primeiro momento reuniu o Grupo Focal, com a participação de representantes da Prefeitura de Itambé e outras entidades. Na oportunidade, foram discutidas as questões socioambientais do Município.
A reunião contou com a presença do secretário de Administração Edmilson Nery; do secretário de Meio Ambiente, Washington Correia Júnior; membros das Secretarias de Educação e de Assistência Social, do Departamento Municipal de Obras, Engenharia e Arquitetura, da Ouvidoria do Município e representantes da imprensa local.
No período da tarde, os representantes da Embasa realizaram uma reunião comunitária com o objetivo de apresentar o andamento do projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário de Itambé e pedir o apoio da comunidade durante todo processo de elaboração. A intenção foi reforçar a importância da participação popular na apresentação deste projeto que impactará de forma positiva na cidade.
O projeto, que já está sendo implantado em Barra do Choça, visa construir uma estação para tratar todo esgotamento sanitário da cidade. O objetivo do projeto é, num futuro próximo, impedir que Rio Verruga continue a receber os dejetos produzidos pelas residências.
Vinte e seis municípios foram escolhidos para implantação desse sistema, Itambé está entre as cidades que receberão o projeto.