Vereador de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira (PL) foi eleito neste domingo (02/10) deputado federal por Minas Gerais quebrando recordes. O jovem, de 26 anos, conseguiu quase um milhão e meio de votos.
Ele teve mais que o dobro do então recordista Patrus Ananias (PT), que somou 520.046 votos em 2002.
É nas redes sociais que o deputado eleito encontra grande parte de seu público. No Twitter, tem mais de 1 milhão de seguidores; no Instagram, são 878 mil. Nikolas ganhou cartaz durante a pandemia de COVID-19, quando passou a fazer vídeos criticando as medidas de isolamento impostas por governos locais para evitar o espalhamento do vírus.
Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta reeleição e vai ao segundo turno, Nikolas desabafou ao fazer um discurso de vitória. “A gente não pode deixar de mandar um recado aqui para a esquerda: vai ter que engolir o Nikolas federal”, disse Nikolas, em certo momento, durante pronunciamento no comitê de campanha montado na capital mineira.
Nikolas também foi o deputado mais votado em todo o Brasil em 2022. Ele foi o terceiro mais votado da história, atrás de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 1,84 milhão de votos em 2018, e Enéas Carneiro (Prona-SP), com 1,57 milhão em 2002.
“Essa vitória para mim é fruto de muito trabalho, de muita luta. É mostrar que o jovem, ele pode ser conservador e não simplesmente pensar no final de semana e ser escravo de suas vontades. Essa vitória para mim representa que o Brasil tem esperança de que a gente está plantando aqui sementes para um Brasil com futuro muito melhor”, também afirmou, em entrevista ao Estado de Minas.