Início Bahia Defesa Civil de Itambé reforça ações de planejamento, monitoramento e atendimento a desastres naturais

Defesa Civil de Itambé reforça ações de planejamento, monitoramento e atendimento a desastres naturais

Por Reginaldo Spínola

Buscando colocar em prática um conjunto de ações preventivas de socorro, assistência e reconstrução, destinadas a evitar ou minimizar os desastres ocasionados pelas chuvas, que comumente acometem Itambé e região neste período do ano, a Defesa Civil Municipal vem reforçando a sua atuação em todo município.

Já prevendo os possíveis transtornos, que poderiam ser causados pela instabilidade climática neste final de ano, a Defesa Civil Municipal realizou sua primeira reunião no dia 23 de novembro, onde, na oportunidade, foi apresentado o Plano de Resposta a Emergências. O documento estabelece os protocolos e procedimentos a serem adotados, com o objetivo de permitir que as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação sejam melhor executadas.

Desde a última semana, quando as primeiras chuvas torrenciais deste período afetaram no município, as equipes da Defesa Civil Municipal seguem percorrendo os locais considerados “áreas de risco” e as margens dos Rios Pardo e Verruga, tanto na zona rural quanto na urbana, a fim de monitorar a situação e tomar providências, caso seja necessário.

Além desse trabalho em campo, para fortalecer as ações preventivas, a Defesa Civil Municipal vem mantendo, diariamente, contato direto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e com a Defesa Civil de outros municípios. A intenção é avaliar a situação atual e o cenário de risco, o que inclui o acompanhamento do volume pluviométrico e eventuais consequências da precipitação.

Paralelo a esse trabalho, também são realizadas as ações de cooperação para o monitoramento das barragens localizadas em outros municípios, que interferem diretamente no aumento do nível dos Rios Pardo e Verruga. Além disso, visando ainda potencializar a efetividade de todas as operações, as equipes se reúnem regularmente para discutir as demandas e avaliar os resultados.

Balanço das últimas chuvas

Conforme a Defesa Civil Municipal, após as últimas chuvas que caíram em Itambé, quinze famílias estão desabrigadas até este momento, o que equivale a cerca de 60 pessoas. Essas famílias, após receberem todas as orientações da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social, optaram por ir para casa de familiares.

Ainda segundo a Defesa Civil, o índice pluviométrico registrado após as fortes chuvas da noite de terça-feira (29), foi de 30 milímetros na região urbana.  O órgão orienta que a população fique atenta e, em caso de ocorrências, entre em contato ou solicite o atendimento da equipe, ligando para o telefone da Guarda Civil Municipal, o 153.

Defesa Civil Municipal

A Defesa Civil de Itambé é composta por representantes de várias instituições, entre as quais estão a Prefeitura Municipal de Itambé, a Procuradoria Geral do Município, além da Câmara Municipal de Vereadores.

Também fazem parte da Defesa Civil, membros da Coordenadoria Municipal de Obras, Coordenadoria Municipal de Limpeza Pública, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Civil Municipal, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Polícia Militar da Bahia. O COMPDEC é presidido pelo secretário Municipal de Administração, Edmilson Nery.

Ascom PMI

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade