Início Bahia Prefeito e vice de Maiquinique são cassados pela Justiça Eleitoral e nova eleição será no próximo dia 27

Prefeito e vice de Maiquinique são cassados pela Justiça Eleitoral e nova eleição será no próximo dia 27

Por Reginaldo Spínola

Os eleitores da cidade de Maiquinique, no sudoeste da Bahia, participarão de uma nova votação, no dia 27 de novembro, para escolher o prefeito e o vice-prefeito da cidade. A eleição para os cargos será realizada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar os mandatos dos chefes do executivo.

O prefeito Jesulino de Souza Porto e a vice-prefeita Marizene Santos Gusmão foram eleitos em 2020. Em novembro de 2021, a Justiça eleitoral determinou a cassação dos mandatos dos dois políticos por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições.

Na decisão, divulgada em novembro de 2021, constava que Jesulino de Souza e Marizene Santos distribuíram combustível durante o período eleitoral para obtenção de voto. Os políticos teriam feiro uma carreata na cidade e cerca de 320 veículos, entre motos e carros, foram abastecidos com valores entre R$ 15 e R$ 30.

O combustível gratuito foi oferecido nos dois postos do município, independentemente dos motoristas serem simpatizantes ou não do candidato. Jesulino de Souza seria, inclusive, dono de um desses estabelecimentos.

Ainda em 2021, o prefeito e a vice recorreram da decisão, mas em julho deste ano, o TSE confirmou a cassação dos dois mandatos. Com isso, os votos atribuídos à chapa foram anulados e foi determinada a organização de nova eleição.

g1

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade