Início Bahia Rio Pardo recebe grande volume de água e Passagem Molhada fica coberta pela enchente

Rio Pardo recebe grande volume de água e Passagem Molhada fica coberta pela enchente

Por Reginaldo Spínola

Assim como ocorreu no ano passado, dezembro de 2022 está sendo um mês de muita chuva na região. Em 2021, também no mês de dezembro, as enchentes históricas dos dois rios que cortam o município de Itambé, Rio Pardo e Verruga, causaram muitas perdas e sofrimento para os moradores nas áreas alagadas.

Exatamente um ano depois, o medo de que tudo se repita, volta a assombrar os moradores das áreas de risco de alagamentos, com as constantes chuvas na cidade a na região. Com as chuvas que caíram nas diversas regiões de Vitória da Conquista e Itambé, os Rio Pardo e Verruga receberam grande volume de água e o resultado foi enchente aproximada de mais de 2 metros nos dois rios.

Imagens registradas na manhã desta quinta (15), na barragem do Rio Pardo, denominada de passagem molhada, mostraram que a obra orçada em mais de um milhão de reais, com pouco mais de um ano de construção, literalmente desapareceu após ser encoberta pelas águas do rio.

A Defesa Civil Municipal está monitorando todo município e está pronta para colocar em prática um conjunto de ações preventivas de socorro para evitar ou minimizar os possíveis danos ocasionados pelas chuvas.

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), também está monitorando a situação e atualiza diariamente os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões do estado. Até o momento, são 768 desabrigados, 14.576 desalojados e 131.389 afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 146.741pessoas.

 

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade