Início Bahia Festa de São Sebastião 2023 mobiliza comunidade católica em Itambé

Festa de São Sebastião 2023 mobiliza comunidade católica em Itambé

Por Reginaldo Spínola

A Comunidade Católica Itambeense em festa nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, em comemoração ao dia do Padroeiro da cidade, São Sebastião. Esse ano de 2023, a festa teve como tema principal: “Com São Sebastião Vivemos uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”.

As comemorações se iniciaram no dia 11 de janeiro, com a abertura do Novenário, em Honra a São Sebastião, com uma procissão que saiu da Comunidade São Matheus até a Paróquia, onde foi celebrada a Santa Missa em abertura ao novenário, e, como celebrante teve o pároco, Pe. Wesdras Silva, SDV.

A comunidade foi chamada a refletir sobre o valor da humildade. Nesse sentido, a vida do mártir São Sebastião é exemplo para os cristãos.

São Sebastião foi soldado romano, que para defender a sua fé em Cristo, se humilhou diante da truculência do Império de Roma. Seguimos, portanto, o exemplo do Padroeiro de Itambé, em nome da verdadeira fé em Jesus.

A terça-feira (20), dia principal das comemorações, a programação se deu início às 6:00h, com uma alvorada pela cidade anunciando o grande dia. As 09:00h da manhã foi realizada a Santa Missa em Honra a São Sebastião. A Igreja Matriz mais uma vez ficou lotada de fiéis para a celebração do Mártir São Sebastião.

Às 18:00 horas foi a vez da grande Procissão.  Saída do Monumento do Padre Eterno junto à BA-263, o cortejo processional visitou vários bairros da cidade em direção da Matriz de São Sebastião, onde foi encerrado com a Bênção do Santíssimo Sacramento sob a farândola de fogos de artifício e rojões. (Veja vídeo acima)

A programação festiva foi encerrada com um show do Padre Valmir Neves e Banda, na escadaria da Paróquia.

A Procissão de São Sebastião, em Itambé, é uma das maiores manifestações de fé existentes na Região Sudoeste e uma das mais fortes expressões culturais do município.

Veja fotos do eventos

Secretários de Administração e Cultura, de plantão em apoio a festa

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade