Por volta das 08h30, desta terça-feira (31), durante a Operação Força Total, determinada pelo Cel PM Paulo Azevedo Coutinho, Comandante Geral, e sob coordenação do Cel PM Ivanildo da Silva, Comandante do CPR Sudoeste, guarnições do PETO da 77ª CIPM intensificaram o policiamento e abordagens nas imediações do bairro Guarani, em Vitória da Conquista, quando foram informadas sobre indivíduos ostentando armas de fogo em via pública, nas proximidades, no bairro Nossa Senhora Aparecida.
Rapidamente os policiais seguiram para no local apontado, onde se depararam com um indivíduo em posse de arma de fogo. Ao perceber a presença policial, o referido adentrou um imóvel próximo. Durante a incursão para verificação, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo, momento em que reagiram à injusta agressão, para salvaguardar suas vidas. Cessados os disparos, os policiais progrediram no imóvel e encontraram um homem ferido, caído ao solo. Junto a ele, o revólver utilizado para atacar a guarnição.
De imediato, o ferido foi socorrido e conduzido ao Hospital de Base, onde, apesar de atendido pela equipe médica plantonista, evoluiu a óbito.
Após a identificação do masculino, foi verificado que o nacional era de alta periculosidade, a quem era atribuída a autoria de um homicídio, praticado em 15/03/2022; uma dupla tentativa de homicídio, esta em 11/10/2022, e um homicídio, praticado no dia 20/01/2023, além de possuir passagens por tráfico de entorpecentes, todos as ocorrências registradas na cidade de Vitória da Conquista.