Início Benefícios Bebê considerada a menor prematura extrema do Brasil recebe alta sem sequelas graves

Bebê considerada a menor prematura extrema do Brasil recebe alta sem sequelas graves

Por Reginaldo Spínola

A bebê, considerada a menor já registrada em uma unidade de saúde pública do Brasil, recebeu alta sem sequelas graves após passar cinco meses internada no Hospital Municipal Vila Santa Catarina (HMVSC). Emanuelly Yasmin nasceu com apenas 335 g e 25 cm.

Manu, como foi apelidada, nasceu em uma cesárea de emergência no dia 18 de novembro de 2022, com 26 semanas e 2 dias. Ela precisou ser intubada com a menor cânula disponível no mercado. Além disso, recebeu passagem de cateter umbilical para garantir uma via confiável para nutrição e medicação.

“Era necessário adaptá-la à nova condição com mínima manipulação. Não podíamos, por exemplo, realizar coletas de exames frequentes, a fim de que ela continuasse seu desenvolvimento como se ainda estivesse dentro da barriga”, disse Renata Chopard, referência técnica da neonatologia do Vila Santa Catarina.

A bebê continuará sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional com especialistas na área de pediatria, oftalmologia e neurologia.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade