Artistas locais estão cobrando a secretaria de Cultura da Bahia (Secult) pela reativação do Centro Cultural de Guanambi, na região Sudoeste da Bahia. O espaço está fechado há 5 anos. Ele foi inaugurado oficialmente no dia 30 de novembro de 2006, quando foi entregue para a gestão municipal administrá-lo por um ano. A Prefeitura assumiu a responsabilidade por pouco mais de dois anos, devolvendo ao Governo do Estado em janeiro de 2009.
De acordo com o site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, houve tensas reuniões entre representantes da secretaria de Cultura e representantes da cultura local, no saguão de entrada do espaço, no último sábado (8). Os artistas locais falaram em tons de cobrança e apontaram um descaso da pasta com o espaço.
Um deles foi o poeta, pesquisador e produtor cultural João Roberto, que fez uma dura cobrança aos representantes da Secult e desabafou, pedindo providências pela reforma, apontando que a degradação aumenta cada vez mais.
“Este descaso é um tapa na cara de artistas, produtores e da própria população de Guanambi, passar aqui de frente e ver uma estrutura dessa entregue a sua própria sorte, se degradando ano após ano, sem ao menos uma previsão de reforma”, disse.
Como resposta, uma representante da pasta disse que a secretaria busca elaborar um projeto de reforma e que, posteriormente, isso será encaminhado a outros setores, para ser licitado. No entanto, não foi anunciada uma data para o início da reforma.
O espaço foi fechado em 2018 para realização de reparos elétricos. No entanto, desde o fechamento, não foram identificadas quais quer movimentações de operários ou realização de obras no loca.
O Centro foi palco de grandes eventos e tem capacidade para receber 320 pessoas confortavelmente sentadas e está localizado em um terreno amplo e nobre do centro administrativo.
Hoje, o local tem como coordenadora a artista Rosangela Oliveira, que foi indicada pelo diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), assim como funcionários da limpeza, técnicos e de segurança.